• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Diretorias
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Eventos
    • Agenda
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • CONCURSO TCC 2025
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Fest’up
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Jurados brasileiros no Festival de Cannes são definidos

23 de março de 2011/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

A corrida pelos Leões da edição de 2011 no maior festival de propaganda do mundo, agora com nova chancela – Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade -, deu largada com o anúncio dos jurados brasileiros. Eles vão representar o País em 12 das 13 categorias em disputa.

 
A publicitária brasileira Fernanda Romano, que vive em Londres e trabalha para a Euro RSCG, estará no júri de Titanium e Integrated, um dos menores e mais prestigiados do evento, mas representando os ingleses. Nessa categoria, o Brasil reveza uma vaga com outros países latino-americanos. Este ano, coube aos argentinos o lugar, que foi ocupado por Pablo Del Campo, presidente da agência Del Campo Nazca Saatchi & Saatchi.
O Brasil tem intensificado sua presença entre os maiores participantes no evento, que realiza a 58.ª edição entre 19 e 25 de junho, na costa francesa. No ano passado, o País ocupou o terceiro lugar entre os 98 países em competição, atrás apenas dos Estados Unidos e da Inglaterra. Foram 2.490 peças inscritas e 644 delegados. Ao todo, o Brasil faturou 58 Leões em Cannes.
A safra de profissionais que estarão nos júris é uma aposta na nova geração do mercado publicitário, como explica Armando Ruivo, diretor de marketing publicitário do Grupo Estado, que, por meio do jornal O Estado de S.Paulo, é o representante oficial do Cannes Lions no Brasil.
“Promover talentos também é um dos papéis que se espera desses festivais. Precisamos oxigenar o meio e incentivar carreiras”, diz Ruivo. Em 2010, os júris contaram com nomes consagrados do mercado.
Aprovação. O processo de indicação dos jurados depende da aprovação dos organizadores do festival, a empresa inglesa Emap. Este ano, a listagem a cargo do Grupo Estado apresentou três nomes para cada uma das categorias. Em geral, a montagem final visa contemplar uma presença equilibrada de profissionais que atuem nos conglomerados globais de comunicação, como WPP, Omnicom, Interpublic, Havas, Publicis e Isobar.
Entre as novidades da 58.ª edição do festival está a chegada de mais uma categoria, que recebeu o batismo de Creative Effectiveness, algo como “criatividade efetiva”. A ambição da nova premiação é medir o impacto comprovado nos negócios do anunciante do trabalho realizado pela agência. Ou seja, uma categoria que considera como a ação de marketing afetou o comportamento do consumidor, o valor da marca, as vendas e a lucratividade da empresa dona da marca. No caso brasileiro, o nome escolhido foi o do vice-presidente de marketing da operadora de telefonia Vivo, Hugo Janeba.
A entrada da Creative Effectiveness também é uma demonstração de uma tendência que avança segura e gradual em Cannes e tem tornando o evento uma vitrine para os encontros de negócios.
As questões de criatividade voltadas para a essência da atividade, que tanto mobilizam as agências e que deram origem ao festival, perdem espaço. Uma das razões, como analisam alguns publicitários, está no fato de a era digital provocar uma inédita revolução na relação dos anunciantes com os consumidores. As agência de propaganda vivem momento de grandes transformações. Essa constatação está também na origem da mudança de nome do festival, que trocou a palavra “Publicidade” por “Criatividade”.
A única exceção à renovação de nomes que vão representar o Brasil se deu com a indicação do veterano Erh Ray, presidente da agência BorghiErh/Lowe, que retorna ao júri do festival após representar o País na mesma categoria, de filmes comerciais, em 2002.
Marili Ribeiro – O Estado de S.Paulo
Compartilhe esse post
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png 0 0 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2011-03-23 15:31:082011-03-23 15:31:08Jurados brasileiros no Festival de Cannes são definidos
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Quem me inspira, me faz melhor2 de outubro de 2025 - 16:20
  • ARTIGO: Brasil: do grão à ideia. Da terra à transformação.21 de julho de 2025 - 11:54
  • ARTIGO: Propaganda boa se faz todo dia10 de julho de 2025 - 11:00
  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31

APPCAST

  • #181 – Black Friday: Marcas, Comportamento, Mídia e Conteúdo – com Juliana Mie Fujihara10 de novembro de 2025 - 17:04
  • #180 – Conectados Fora de Casa: Tendências e Transformações da Mídia OOH – com Rodrigo Moreira Kallas4 de novembro de 2025 - 11:00
  • #179 – Contexto atual de mídia e cenário de mensuração – com Pedro Martins Silva4 de novembro de 2025 - 10:53
  • #178 – O Impacto do Instituto Baccarelli através da música no mercado publicitário – com Edilson Ventureli e João Almeida4 de novembro de 2025 - 10:43
  • #177 – O Mercado Global de Sports Betting e iGaming – com Fernando Hoppe e Rodrigo Malandrino4 de novembro de 2025 - 10:31

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Diretorias
  • Eventos
  • Novidades
  • Fest’up
  • Área do associado
  • Associe-se
ÊNIO VERGEIRO NA PRESIDÊNCIA DA APPCENP Moderniza canais de comunicação com o mercado
Scroll to top