• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Diretorias
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Eventos
    • Agenda
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Fest’up
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Como as emissoras estão se preparando para o bug analógico?

26 de outubro de 2016/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

Sabemos que a TV digital já é uma realidade na vida do brasileiro, mas ainda não chegou à quantidade de domicílios que o governo esperava. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), em 2014, 23,1% dos brasileiros não tinham acesso à TV digital aberta, por assinatura e nem antena parabólica.
Claro que esse número diminuiu ao longo dos últimos anos, mas de acordo com o Ministério das Comunicações, é necessário que no mínimo 93% dos domicílios do município estejam aptos a captar o sinal de TV digital no momento do switch-off. Por isso, a migração de sinal analógico para digital deve ser concluída no país somente em 2017.
Diante de todo cenário, não podemos esquecer das emissoras de TV’s. A pergunta que fica é a seguinte – como elas estão se preparando para o “bug” analógico? Hoje, o ambiente digital oferece uma diversidade de ferramentas gratuitas ou pagas e algumas plataformas capazes de gerenciar, reunir, organizar, e distribuir conteúdo com mais agilidade, praticidade e segurança, armazenando todas as informações importantes na nuvem e com dados criptografados.
Muitos ainda se perguntam, mas será que é preciso mesmo investir em ferramentas tecnológicas para conseguir se manter e não perder espaço no mercado? A resposta é uma só: SIM. É muito importante estar atento as novas tendências e se adaptar conforme manda o figurino. Afinal, hoje tudo é feito de forma digital e online, proporcionando agilidade e economia de escala nesses processos.
No geral, pode-se dizer que o sinal digital entrega imagem e som com mais qualidade do que o analógico, ainda que o antigo modelo tenha seus defensores.  Mas a mudança para os sinais digitais não representa só o fim dos chiados e riscos na tela da TV. Na maioria dos países desenvolvidos, por exemplo, a transição do sinal possibilitou uma significativa melhora nos sistemas de telecomunicações internas, já que os sinais analógicos ocupam mais espaço e passam menos informação.
Para finalizar, acredito que essa mudança será um ganha a ganha para ambas as partes. Os telespectadores terão ausência da interferência, imagem e som de qualidade, além de mais interatividade e as emissoras ganham com melhora em seus sistemas, com mais agilidade na operação e espaço em suas redes de comunicação. Por isso, é necessário ficar atento as novidades que surgem no mercado, buscar novos métodos, investir em diferentes ferramentas e inovar sempre que preciso para conseguir gerar mais engajamento e oferecer um serviço de qualidade para os telespectadores.
*Celso Vergeiro é CEO da AdStream, maior plataforma de armazenamento e distribuição de conteúdo publicitário do mundo
 
Sobre a empresa:
A Adstream é a maior plataforma de armazenamento e distribuição de conteúdo publicitário do mundo. Sua principal atuação é ligar as agências e os anunciantes com os canais de TV aberta e por assinatura por meio da internet. Atuando em 116 países com 42 escritórios ao redor do mundo e centros de operações em Londres, Paris, Amsterdã, Frankfurt, Copenhague, Milão, Madri, Melbourne, Sydney, Perth e São Paulo, a empresa atende mais de 20 mil emissoras no mundo.

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2020/08/celso1-1-scaled-e1597963871752.jpg 1312 2560 Jessica /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2016-10-26 17:05:122016-10-26 17:05:12Como as emissoras estão se preparando para o bug analógico?
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Brasil: do grão à ideia. Da terra à transformação.21 de julho de 2025 - 11:54
  • ARTIGO: Propaganda boa se faz todo dia10 de julho de 2025 - 11:00
  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26

APPCAST

  • #173 – Eduardo Ferreira – DTV+, TV 3.0 e publicidade personalizada18 de julho de 2025 - 12:18
  • #172 – Simone Kliass – Realidade Expandida e os principais insights do SXSW 20252 de julho de 2025 - 11:36
  • #171 – Roberta Nina – Evolução da midia esportiva no Brasil, com foco na Mulher16 de junho de 2025 - 18:35
  • #170 – Afonso Abelhão e Silvio Soledade – Nova Gestão na APP Brasil2 de junho de 2025 - 16:24
  • #169 – Rodolfo Campitelli – Fusões, Aquisições e Empreender no mercado publicitário19 de maio de 2025 - 13:21

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Diretorias
  • Eventos
  • Novidades
  • Fest’up
  • Área do associado
  • Associe-se
Reclame esta lançando "Memórias do Mercado" para eternizar a história...ESPM no Cinema apresenta sessão Mapas Mentais – Como Organizar Pensa...
Scroll to top