• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Diretorias
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Eventos
    • Agenda
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • CONCURSO TCC 2025
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Fest’up
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Andar pro lado não é andar pra trás

11 de maio de 2015/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

“O Brasil não é para principiantes.” A gente lê os jornais, assiste à TV, ouve o rádio, acessa a internet, fuça as notícias pelo celular e volta à frase clássica atribuída a Tom Jobim. E como não fazer isso?
Temos a maior disponibilidade hídrica do mundo e vivemos uma crise de água sem precedentes. Levamos décadas para erguer uma empresa vitoriosa globalmente e, de uma hora para outra, a encontramos esfacelada. Acabamos de reeleger a presidente e vemos multidões pedindo para ela sair. Se está difícil para especialista entender, imagine para principiante.
Uma maré de pessimismo alastrou-se pelo país. E se o otimismo pode até não ajudar, o pessimismo, com certeza, atrapalha. O que muitas vezes é apenas difícil deixa a impressão de ser impossível.
Mas andar pro lado não é a mesma coisa que andar pra trás. E nós, definitivamente, não estamos andando para trás. Continuamos a ser um país de enormes possibilidades, agora, talvez, com expectativas redimensionadas de forma mais adequada. Convenhamos que isso até que pode ser bom. Afinal, trabalhar com a realidade é sempre melhor do que viver na ilusão.
Que fique claro: não estou propondo ser ingênuo ou condescendente em relação à crise (ou às crises) que enfrentamos. O jargão popular afirma que ‘não tá fácil para ninguém’,  quem sou eu para contestar? Mas uma retrospectiva rápida em relação ao que já vivemos – de hiperinflação a ditadura militar, passando por crise energética, ágio, impeachment e por aí vai – me faz crer que saímos de situações tão ou mais graves que a atual e o nosso processo de amadurecimento é irreversível.
Como líder da unidade brasileira de uma agência multinacional, e como um brasileiro que já encarou de marolinhas a tsunamis econômicos, posso dizer que a minha postura corporativa e pessoal é a de não me abater diante de manchetes negativas. Pelo contrário.
Penso que, em tempos de incertezas, são os executivos, os empresários e as empresas que têm coragem de investir, de pensar à frente e de fazer diferente, os que se sobressaem e lideram a mudança. Por isso mesmo, na Publicis vivemos um momento de renovação, que envolve desde a contratação de novas lideranças até a mudança para uma sede no prédio mais sustentável da América Latina. Essa é a prova concreta de que acreditamos neste país. Acreditamos que, com coragem e trabalho, muito trabalho, podemos vencer um a um os desafios que o cenário atual nos impõe. E acreditamos, principalmente, que ajudar a construir um lugar ainda melhor para se viver é responsabilidade de todos nós.
* Hugo Rodrigues é Presidente da Publicis Brasil.
* Artigo publicado no propmark dia 11/05/15. 

Compartilhe esse post
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2015/05/hugo-.jpg 990 1580 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2015-05-11 15:17:252015-05-11 15:17:25Andar pro lado não é andar pra trás
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Quem me inspira, me faz melhor2 de outubro de 2025 - 16:20
  • ARTIGO: Brasil: do grão à ideia. Da terra à transformação.21 de julho de 2025 - 11:54
  • ARTIGO: Propaganda boa se faz todo dia10 de julho de 2025 - 11:00
  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31

APPCAST

  • #181 – Black Friday: Marcas, Comportamento, Mídia e Conteúdo – com Juliana Mie Fujihara10 de novembro de 2025 - 17:04
  • #180 – Conectados Fora de Casa: Tendências e Transformações da Mídia OOH – com Rodrigo Moreira Kallas4 de novembro de 2025 - 11:00
  • #179 – Contexto atual de mídia e cenário de mensuração – com Pedro Martins Silva4 de novembro de 2025 - 10:53
  • #178 – O Impacto do Instituto Baccarelli através da música no mercado publicitário – com Edilson Ventureli e João Almeida4 de novembro de 2025 - 10:43
  • #177 – O Mercado Global de Sports Betting e iGaming – com Fernando Hoppe e Rodrigo Malandrino4 de novembro de 2025 - 10:31

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Diretorias
  • Eventos
  • Novidades
  • Fest’up
  • Área do associado
  • Associe-se
Prêmio Universitário Internacional de GramadoO Poder da Sopa de Letrinhas
Scroll to top