• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Iniciativas
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
    • Agenda
    • Fest’Up
      • Festup 2024
      • Fest’Up 2023
      • Festup 2022 – Warming
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Nem melhor, nem pior. Apenas diferente

28 de setembro de 2016/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

Não vivemos mais o mundo dos objetos e sujeitos sem transformação
O mundo mudou bastante nos últimos 10, 15, 20 anos. Algumas pessoas se espantam até hoje com as mudanças. Outras, as mais arraigadas, aquelas mais presas a mudanças, não se acostumam de jeito nenhum. O fato é que o mundo não mudou para pior, como muitos costumam dizer por aí. Tão pouco, podemos afirmar que foi para melhor, como enxerga outra parte da população. Sem polarização. O certo, e o responsável, nesse momento, é dizermos, apenas, que o mundo mudou e está diferente, sem juízo de valor algum. E, como o legal é não criar juízo algum, vamos surfar com prazer nessa mudança.
Sem sombra de dúvidas, quem acelerou essas mudanças foram as inovações digitais e tecnológicas. Elas serviram de base para mudarmos nossos padrões mentais a respeito dos objetos, e influenciou, diretamente, e, profundamente, o comportamento humano. E continua influenciando. É um presente contínuo, como afirmou Santo Agostinho. Sem preocupações com passado e futuro. Sem regras e sem padrões.
Um processo sistêmico, onde comportamento, objeto e sujeito, estão intimamente ligados. De sujeito, muitas vezes, passamos a ser objeto, dependendo da lógica em questão. Viramos consumidores e objetos de consumo em questão de minutos ou de segundos. A comunicação, em toda as suas formas, até mesmo aquela refletida em símbolos, nunca esteve tão presente na vida das pessoas nesta nova ordem de relação com o mundo.
Vista desse olhar macro e transformadora, a comunicação foi, e é, a base, a esteira, e o caminho das inovações digitais e tecnológicas, que estão refletindo nas mudanças comportamentais do Brasil e do mundo. O mundo líquido toma seu caminho nesta comunicação, que é rápida e sem fronteiras pela sua velocidade e pelo poder de síntese das mensagens. Aliás, velocidade e síntese é  base da comunicação atual. Para comprovar isso, basta observar os novos símbolos de consumo, que não me deixam mentir. Basta entrar um pouquinho nas redes sociais e observar esse fenômeno nas nossas linhas do tempo.
Nada disso que está acontecendo é ruim e nem melhor do que antes, é apenas diferente da lógica anterior. Não vivemos mais o mundo dos objetos e sujeitos sem transformação. Não apenas é mais o mundo da informação. É o mundo da comunicação definitivamente.
*Flavio Martino é sócio da Giacometti Rio
 
Artigo publicado no propmark dia 22 de setembro, 2016: 
http://propmark.com.br/mercado/nem-melhor-nem-pior-apenas-diferente
 

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2020/08/flavio-giaco1.jpg 2139 2112 Jessica /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2016-09-28 17:30:232016-09-28 17:30:23Nem melhor, nem pior. Apenas diferente
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26
  • ARTIGO: Marque presença. Pra valer!9 de março de 2025 - 01:14
  • ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?24 de fevereiro de 2025 - 10:53

APPCAST

  • #169 – Rodolfo Campitelli – Fusões, Aquisições e Empreender no mercado publicitário19 de maio de 2025 - 13:21
  • #168 – Henrique Collor – TV Aberta, Sociedade Brasileira e Rejuvenescimento da Audiência14 de maio de 2025 - 13:22
  • #167 – Alex Brunello – “Olha a Vaga” e Headhunter para Agências de Comunicação.17 de abril de 2025 - 18:38
  • #166 – Elisangela Peres, CEO do Marcas Pelo Mundo – Trajetória, Liderança e Empreender no Feminino.8 de abril de 2025 - 12:19
  • #165 – Luiz Lara, Presidente do Cenp e Chairman da Lew’Lara\TBWA – Publicidade, Mercado e Jornada8 de abril de 2025 - 11:24

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Iniciativas
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
  • Novidades
  • Área do associado
  • Associe-se
Conferência: MÍDIA e PERFORMANCE 2016Abertas as inscrições para o módulo 3 do Programa de Capacitação em In...
Scroll to top