• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Iniciativas
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
    • Agenda
    • Fest’Up
      • Festup 2024
      • Fest’Up 2023
      • Festup 2022 – Warming
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Um ano de muito trabalho para o Conar

23 de fevereiro de 2016/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

O ano de 2015 foi de trabalho intenso no Conar, em especial no Conselho de Ética, com 111 sessões de julgamento ao longo do ano, nas câmaras de São Paulo, Rio, Porto Alegre, Brasília e Recife. Praticamente todos os cerca de 150 membros do Conselho de Ética estiveram presentes às sessões. Eles representam anunciantes, agências, veículos, profissionais de propaganda e sociedade civil no Conselho, trabalhando – nunca é demais lembrar – de forma totalmente voluntária para a promoção da ética publicitária.
Ao longo de 2015, foram quase 300 os processos julgados pelo Conselho de Ética, mais da metade deles tendo sido encerrados com algum tipo de penalização para o anunciante e sua agência. Apenas no mês de setembro, o Conselho de Ética debateu e votou 50 processos.
Outra demanda que exige a atenção do Conselho de Ética são as reuniões de conciliação, em número superior a 50 em 2015, quantidade só superada em anos recentes pelas de 2013. As reuniões de conciliação são uma face menos conhecida do nosso trabalho. Sempre que nos polos litigantes há empresas associadas ao Conar, promovemos uma reunião de conciliação entre elas, visando dirimir o desacordo sem que seja necessário levar adiante o processo ético.
Nestas reuniões, há presença de um membro do Conselho de Ética – aquele indicado relator do processo – e de um profissional do Conar, na qualidade de facilitador dos entendimentos. Havendo acordo, é lavrada ata e o processo é encerrado; caso contrário, ele segue para debate e voto no Conselho de Ética.
Outros dois fatos importantes a serem registrados:
– Consumidores continuam dando origem à maioria dos processos abertos pelo Conar. As redes sociais se revelam motor poderoso a estimular denúncias mas também tornaram mais frequente o recebimento pelo Conar de menções de apoio à uma campanha objeto de processo ético. Vale ressaltar que as mensagens de apoio são devidamente consideradas e passam a integrar o processo, tanto quanto as reclamações.
– No ano passado, reclamações contra peças publicitárias no meio internet igualaram aquelas contra anúncios veiculados em TV, mostrando a relevância crescente do novo meio de comunicação.
No site www.conar.org.br, na aba “Decisões”, é possível encontrar estatísticas completas sobre o desempenho do Conselho de Ética do Conar em 2015.
*Gilberto C. Leifert, presidente do Conar 

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2016/02/foto-gleifert2015-1236-scaled-1.jpg 2065 2560 Jessica /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2016-02-23 16:13:132016-02-23 16:13:13Um ano de muito trabalho para o Conar
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26
  • ARTIGO: Marque presença. Pra valer!9 de março de 2025 - 01:14
  • ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?24 de fevereiro de 2025 - 10:53

APPCAST

  • #168 – Henrique Collor – TV Aberta, Sociedade Brasileira e Rejuvenescimento da Audiência14 de maio de 2025 - 13:22
  • #167 – Alex Brunello – “Olha a Vaga” e Headhunter para Agências de Comunicação.17 de abril de 2025 - 18:38
  • #166 – Elisangela Peres, CEO do Marcas Pelo Mundo – Trajetória, Liderança e Empreender no Feminino.8 de abril de 2025 - 12:19
  • #165 – Luiz Lara, Presidente do Cenp e Chairman da Lew’Lara\TBWA – Publicidade, Mercado e Jornada8 de abril de 2025 - 11:24
  • #164 – Heloisa Santana, Presidente da AMPRO – Marketing Promocional, 120 dias e outros desafios3 de setembro de 2024 - 12:57

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Iniciativas
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
  • Novidades
  • Área do associado
  • Associe-se
SERVIÇO PROTEGE IDEIAS PUBLICITÁRIAS CRIADAS NO PAÍSComo prospectar sem perturbar?
Scroll to top