APP Brasil promove curso “IA Criativa e Estratégica” para capacitar o mercado na aplicação inovadora e ética da inteligência artificial
Curso online acontece em agosto, com quatro módulos; Especialistas como Marcelo Pimenta, Flávio Medeiros, Larissa Pigão e Leonardo Cunha abordarão criação, escrita, legislação e ferramentas práticas para o uso da IA no dia a dia das agências
APP Brasil promove curso “IA Criativa e Estratégica”, com carga horária total de 8 horas, dividida em quatro encontros online e interativos – Crédito: Divulgação
São Paulo (SP) – A APP Brasil (Associação de Profissionais de Propaganda) promove, em agosto, o curso “IA Criativa e Estratégica para Publicitários”, voltado para capacitar profissionais do mercado de comunicação no uso ético, estratégico e produtivo da inteligência artificial. Com carga horária total de 8 horas, dividida em quatro encontros online e interativos (nos dias 5, 12, 19 e 26 de agosto, das 8h30 às 10h30), o curso terá certificação e reunirá nomes de referência em criatividade, inovação, direito digital e inteligência artificial. Link para inscrições: https://www.sympla.com.br/
Destinado a publicitários de criação, mídia, atendimento e planejamento, profissionais de marketing, conteúdo e BI, além de coordenadores e professores das áreas de Comunicação e Design, o curso também está aberto a interessados em atualizar suas habilidades no uso de IA. O valor é de R$550,00 (com opção de parcelamento), sendo oferecido um desconto de 20% para associados da APP.
A proposta é apresentar um panorama prático e crítico do uso da IA no ambiente das agências, com foco na criatividade, na segurança jurídica e nas boas práticas profissionais.
“Mais do que acompanhar uma tendência, este curso é um chamado à atualização consciente. A inteligência artificial já está transformando o dia a dia das agências e queremos preparar os profissionais para liderarem esse processo com criatividade, responsabilidade e visão estratégica”, afirma Afonso Abelhão, presidente da APP Brasil.
Afonso Abelhão, presidente da APP Brasil e Luiz Carlos Corrêa, vice-presidente de Educação e Desenvolvimento Profissional da associação – Crédito: Alê Oliveira
O curso também é uma resposta direta a necessidades urgentes do setor, como aponta Luiz Carlos Corrêa, vice-presidente de Educação e Desenvolvimento Profissional da entidade: “Queremos preencher uma lacuna urgente: capacitar os profissionais a utilizarem a IA de forma criativa, estratégica e segura, ampliando a produtividade, a inovação e a responsabilidade no uso das ferramentas.”
Segundo ele, a curadoria dos conteúdos foi pensada para refletir as competências mais exigidas no cenário atual da comunicação. “Junto com a nossa diretora, Lúcia Faria, estruturamos o curso a partir de quatro eixos: criação, escrita criativa, legislação vigente e prática funcional. O kit IA que apresentaremos sintetiza esse percurso, tornando o aprendizado aplicável ao dia a dia das agências”, explica Luiz Carlos.
A ideia do curso surgiu a partir de um debate sobre as implicações legais e éticas no uso da inteligência artificial. A partir disso, a APP desenvolveu uma abordagem prática, com foco em responsabilidade e visão crítica. Mais do que ensinar ferramentas, o curso propõe reflexões sobre o uso consciente e ético da IA.
O conteúdo também se debruça sobre o impacto da IA nas rotinas das agências e no papel dos profissionais de criação. “A transformação já começou. A IA não substitui o criativo, mas potencializa seu trabalho. Quando usada com foco, ela se torna uma aliada estratégica para impulsionar ideias, decisões e entregas”, finaliza Luiz Carlos.
1º Curso “IA Criativa e Estratégica para Publicitários” – APP Brasil
Datas: 5, 12, 19 e 26 de agosto de 2025
Horário: 8h30 às 10h30
Formato: Online e interativo
Valor: R$ 550,00 (a vista ou parcelado em 4 vezes e R$ 440,00 para associados APP)
Mais informações e inscrição: https://www.sympla.com.br/
PROGRAMAÇÃO
Módulo 1 – Redefinindo Criação, Mídia e Dados com Inteligência Artificial
Data: 5 de agosto
Especialista: Marcelo Pimenta
Tema: Como a IA está transformando a criatividade, a entrega de mídia e a análise de dados. Aborda a mudança de mindset e apresenta ferramentas e casos reais.
Módulo 2 – O domínio da nova escrita criativa com IA
Data: 12 de agosto
Especialista: Flávio Medeiros
Tema: Estratégias de coautoria com IA, adaptação de linguagem, storytelling, copy e brainstormings em fluxo com modelos de linguagem.
Módulo 3 – Aspectos legais do uso de IA em Comunicação
Data: 19 de agosto
Especialista: Larissa Pigão
Tema: Riscos jurídicos, LGPD, direitos de imagem, deepfakes, e boas práticas legais no uso de ferramentas generativas.
Módulo 4 – O kit criativo da publicidade com IA
Data: 26 de agosto
Especialista: Leonardo Cunha
Tema: Ferramentas práticas de IA (texto, imagem, vídeo, dados), com demonstrações aplicadas ao contexto de agência e orientação para montar um kit funcional e produtivo.
Assessoria de Imprensa
Agência ERA®
Mariana Cruz – Jornalista responsável
mariana@agenciaera.com.br
(11) 98159-0000
Pamela Barbosa – Jornalista / Atendimento
pamela@agenciaera.com.br
(19) 99162-0000
Gabriela Branco – Atendimento
gabriela.branco@agenciaera.
(11) 97155-1210


APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda


Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!