• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Iniciativas
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
    • Agenda
    • Fest’Up
      • Festup 2024
      • Fest’Up 2023
      • Festup 2022 – Warming
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Qual seu papel na era dos 3Cs: Covid, Conflict & Climate Change?

3 de fevereiro de 2023/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

Por Carol Zaine – Chief Executive Officer at Vert Inteligência Digital

Olás!

No fim do ano passado, dissemos que teríamos algumas novidades ao longo de 2023. Essa news é uma delas. 

A partir deste ano, trago algumas reflexões sobre temas que têm sido pauta no nosso mercado e que eu adoraria, não só compartilhar, mas debater com vocês. Por isso, fiquem à vontade em me responder.

Janeiro é um mês ótimo para quem acompanha os relatórios de tendência. Muitos deles saem nesse período, sempre recheados de insights. Alguns vingam, outros não, mas é sempre interessante dar aquele check no que está por vir. 

Mas antes, vamos voltar um pouco no tempo…

Novembro passado estive no Web Summit, em Lisboa, junto de um grupo de brasileiros em uma missão. Paralelo ao evento, tivemos uma série de agendas com presidentes, gestores de empresas e conhecemos algumas iniciativas para a tecnologia local. No primeiro dia de atividade, ainda morta pelas 12 horas de voo e derrubada pelo fuso, nos encontramos com Marcelo Rebelo, Presidente da República português. 

Dentre todos os tópicos abordados na ocasião, o que mais me chamou a atenção foi sobre economia. Assumo que não sou uma expert em economia portuguesa, e mesmo com o cansaço pesando, fiquei atenta. Hoje, 67% do PIB do país vem do setor de serviços – que é, basicamente, mantido pelo turismo. Com o início da pandemia, sofreram com o fechamento das fronteiras e a falta de insumos – que impactou o mundo todo. Em seguida, com o país voltando a caminhar, vacinas sendo aplicadas, turismo reaquecendo, tem início a guerra Rússia X Ucrânia que, como sabemos, também teve um impacto gigantesco nos países que dependem do gás ucraniano. E no meio de tudo isso, nossa velha conhecida – a inflação – chegou com força em solo português.

Corta para 2023. Abro em meu e-mail o relatório de tendências da Kantar e no primeiro parágrafo do prefácio leio que “A pandemia remodelou dramaticamente nossas vidas. Em seu rastro, vem a instabilidade geopolítica, os aumentos de preços globais e as condições meteorológicas cada vez mais extremas”. 

Abro o relatório da Wunderman Thompson, também com predições para o ano, e a primeira frase: “Todos os sinais devem apontar para um ano sombrio e caótico, com a persistência de uma economia difícil, instabilidade política e deterioração ambiental.”

Claro que, ouvindo e lendo tudo isso, não consigo parar de traçar um paralelo com o Brasil. Aqui também sofremos com a inflação, desemprego, perda de renda e poder de consumo, fora todos os outros tantos pontos que tivemos que enfrentar ao longo dos últimos anos e  que foram problemas exclusivos do nosso país.

Depois desse Janeiro intenso e infinito você deve estar pensando “Credo, Carol. Que ~bad vibes~ tudo isso”. Pois bem, é mesmo, não vou negar. 

Ainda em Janeiro, aconteceu o NRF Retail´s Big Show que, como o próprio nome demonstra, é o maior evento de varejo do mundo, sediado em NY. O

Meio & Mensagem entrevistou Kate Ancketill, fundadora e CEO da consultoria britânica GDR. O título que encabeça a conversa com ela é “O fim da era da abundância e a economia da dopamina”.

De tudo o que vi e li sobre esses tempos sombrios, foi o que realmente me fez enxergar caminhos bem menos nebulosos. 

Kate começa dizendo que “estamos vivendo sob a influência dos 3Cs, a era da covid, do conflito e da mudança climática”. Diz ainda: “Pessoas precisam ser animadas em tempos difíceis economicamente. Isso costuma ser chamado de ‘the lipstick effect’, quando as pessoas se permitem pequenos luxos para se alegrarem durante uma recessão. Agora, provavelmente teremos uma versão mais imersiva, o que pode incluir tecnologia 4D, realidade aumentada, mesclas de mundos físicos e digitais. Pessoas estão sempre procurando maneiras de investir em si mesmas. Como aprender, como melhorar, como ter diversão. Todos esses elementos podem ser providos por marcas e varejistas.”

E quando perguntada sobre como a publicidade deve agir nesse contexto, ela diz que “o papel da publicidade é vender mais e a minha mensagem é ‘precisamos comprar menos’, Precisamos ser mais regenerativos, ser mais circulares, abraçar a economia de produtos de segunda mão. A publicidade precisa estar alinhada com o zeitgeist”.

Uau, que aula, não?

Agora, vamos aterrissar para nossa realidade. Qual o nosso papel dentro disso?

Sabemos que no fluxo do dia a dia, as empresas perdem muito dinheiro tomando decisões no achismo. Se estamos falando de uma era em que a abundância não é mais uma realidade, trabalhar sem um eficaz suporte de inteligência só traz danos e que, muitas vezes, se materializam em forma de demissões, alimentando ainda mais esse ciclo vicioso da perda de renda/poder de consumo, crise…

Dados é um tópico que está na ponta da língua de praticamente todos os gestores do mercado, mas quando vamos para a prática, ainda vemos decisões que foram tomadas “porque tive um insight no banho”.

Mais do que nunca, gestores precisam tomar decisões sábias, calculadas e que, no fim, contribuam para amenizar esse cenário atual. 

E, para encerrar, adoraria saber: qual sua visão dentro desse cenário e qual tem sido seu papel na era dos 3C’s?

Nos vemos no mês que vem!

Até lá!

Carol Zaine

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2023/02/1675445900227-1.jpeg 374 752 Jessica /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2023-02-03 15:29:072023-02-03 15:29:07Qual seu papel na era dos 3Cs: Covid, Conflict & Climate Change?
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26
  • ARTIGO: Marque presença. Pra valer!9 de março de 2025 - 01:14
  • ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?24 de fevereiro de 2025 - 10:53

APPCAST

  • #168 – Henrique Collor – TV Aberta, Sociedade Brasileira e Rejuvenescimento da Audiência14 de maio de 2025 - 13:22
  • #167 – Alex Brunello – “Olha a Vaga” e Headhunter para Agências de Comunicação.17 de abril de 2025 - 18:38
  • #166 – Elisangela Peres, CEO do Marcas Pelo Mundo – Trajetória, Liderança e Empreender no Feminino.8 de abril de 2025 - 12:19
  • #165 – Luiz Lara, Presidente do Cenp e Chairman da Lew’Lara\TBWA – Publicidade, Mercado e Jornada8 de abril de 2025 - 11:24
  • #164 – Heloisa Santana, Presidente da AMPRO – Marketing Promocional, 120 dias e outros desafios3 de setembro de 2024 - 12:57

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Iniciativas
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
  • Novidades
  • Área do associado
  • Associe-se
AGÊNCIA CUCA, DA PUC – SP, É VENCEDORA DO CONCURSO DE TCC DA APP BRASIL...#106 – Ao vivo do Fest’Up 2022 – Papo e Galo na Cuca 08/1...
Scroll to top