• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Iniciativas
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
    • Agenda
    • Fest’Up
      • Festup 2024
      • Fest’Up 2023
      • Festup 2022 – Warming
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

ASSOCIAÇÕES SE UNEM E LANÇAM SEGUNDA FASE DA CAMPANHA “COM PUBLICIDADE RESPONSÁVEL NÃO SE BRINCA”

2 de dezembro de 2020/0 Comentários/em Mercado/por Jessica

Com lançamento previsto para dezembro, a segunda fase da campanha terá como tema as campanhas e peças publicitárias voltadas às festas de final de ano

Lançada em setembro de 2020, a campanha “Com publicidade responsável não se brinca”, idealizada e produzida pela Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (ABRAL), com o apoio de 21 associações, consistiu na publicação de 22 posts divulgados nas plataformas de mídias sociais de todos os participantes, apresentando textos baseados em regras do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (CONAR), com exemplos práticos de como aplicar as normas no desenvolvimento de campanhas e peças publicitárias. Com o sucesso da campanha, as Associações anunciaram o lançamento da segunda fase da comunicação, que terá início no próximo dia 02 de dezembro.

A primeira edição da campanha, divulgada durante os meses de setembro e outubro, se encerrou no Dia das Crianças, alcançando destaque na mídia e nos canais da WFA (World Federation of Advertisers), única organização global que representa os interesses comuns das empresas anunciantes e voz dos profissionais de marketing em todo o mundo, através de 60 associações nacionais em seis continentes e mais de 80 dos principais anunciantes de todo o mundo.

Na segunda edição, o foco será nas campanhas voltadas às festas de final de ano, alertanto as empresas anunciantes e agências para a elaboração responsável e de acordo com as inúmeras regras que regem a comunicação de produtos e serviços de produtos destinados a crianças e adolescentes, no desenvolvimento de suas campanhas publicitárias. Serão 24 posts que, assim como na primeira fase, apresentarão exemplos práticos de como aplicar as normas no desenvolvimento de suas comunicações, e conta com o apoio de 22 associações.

O objetivo das campanhas é de estimular a reflexão em relação ao consumo e os hábitos saudáveis de modo geral, lembrando sempre que qualquer comunicação publicitária deve estar claramente identificada, sendo vetado o merchandising dirigido à criança.

“Temos uma longa agenda voltada ao tema comunicação responsável. Essa iniciativa é um dos pontos principais dela.”, afirma Marici Ferreira, presidente da Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral).

As Entidades assinaram um manifesto que cita os objetivos e finalidade da campanha e menciona a relevância do Brasil, atualmente sob a égide de um modelo jurídico misto, avançado e eficiente, composto por 22 normas que regem o tema, mais do que o Reino Unido, com 16 normas, e os Estados Unidos, com 15. O documento também afirma que a Constituição Federal aborda o tema em sua redação e, de forma ainda mais detalhada, o tipo de comunicação é objeto de regulação descrita no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e no Código de Defesa do Consumidor (CDC).

“Reconhecida a maior vulnerabilidade da criança no mundo do consumo, são legítimas as preocupações da sociedade, em geral, e dos anunciantes, em particular, com o conteúdo e a repercussão de toda e qualquer campanha publicitária para divulgar produtos e serviços destinados ao público de crianças e adolescentes. A comunicação publicitária tem um grande papel em fazer chegar às famílias informações sobre os produtos e serviços para este público, e esta nova campanha visa somar ao reconhecido trabalho de autorregulamentação do CONAR. O sucesso da primeira fase da campanha, destacada globalmente pela WFA, nos motivou a reforçar mais uma vez a necessidade de se abordar e discutir sobre o tema. Esperamos que a segunda fase, assim como foi a primeira, atinja os objetivos de estimular a reflexão em relação ao consumo e às boas práticas da comunicação como parte fundamental da estratégia entre marcas e empresas”, comentou Sandra Martinelli, Presidente Executiva da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).

 

Associações que assinaram o Manifesto e estão na Campanha

ABRAL – Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens

ABA – Associação Brasileira de Anunciantes

ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade

ABEP – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisas

ABERT – Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão

ABIA – Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação

ABOOH – Associação Brasileira Mídia Out Of Home

ABRACOM – Associação Brasileira das Agências de Comunicação

ABRADI – Associação Brasileira de Agentes Digitais

ABRINQ – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos

ACB – Associação dos Cartunistas do Brasil

Adibra – Associação das Empresas de Parques de Diversão do Brasil

AMPRO – Associação de Marketing Promocional

ANER – Associação Nacional de Editores de Revistas

ANJ – Associação Nacional de Jornais.

APP – Associação dos Profissionais de Propaganda

CNCOM – Confederação Nacional da Comunicação Social

FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda

IAB – Interactive Advertising Bureau

IVC – Instituto Verificador de Circulação

Instituto Palavra Aberta

SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2020/12/campanha-Natal-ABA-Abral.jpg 1200 1200 Jessica /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2020-12-02 11:09:472020-12-02 11:09:47ASSOCIAÇÕES SE UNEM E LANÇAM SEGUNDA FASE DA CAMPANHA “COM PUBLICIDADE RESPONSÁVEL NÃO SE BRINCA”
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26
  • ARTIGO: Marque presença. Pra valer!9 de março de 2025 - 01:14
  • ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?24 de fevereiro de 2025 - 10:53

APPCAST

  • #169 – Rodolfo Campitelli – Fusões, Aquisições e Empreender no mercado publicitário19 de maio de 2025 - 13:21
  • #168 – Henrique Collor – TV Aberta, Sociedade Brasileira e Rejuvenescimento da Audiência14 de maio de 2025 - 13:22
  • #167 – Alex Brunello – “Olha a Vaga” e Headhunter para Agências de Comunicação.17 de abril de 2025 - 18:38
  • #166 – Elisangela Peres, CEO do Marcas Pelo Mundo – Trajetória, Liderança e Empreender no Feminino.8 de abril de 2025 - 12:19
  • #165 – Luiz Lara, Presidente do Cenp e Chairman da Lew’Lara\TBWA – Publicidade, Mercado e Jornada8 de abril de 2025 - 11:24

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Iniciativas
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
  • Novidades
  • Área do associado
  • Associe-se
Eventos digitais: você sabe comprar?APP Brasil - Associação dos Profissionais de Propaganda#31 – Conversa com os CEOs (parte 02) : as agências de propaganda e novo...
Scroll to top