• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Iniciativas
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
    • Agenda
    • Fest’Up
      • Festup 2024
      • Fest’Up 2023
      • Festup 2022 – Warming
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Me dá um dinheiro aí.

16 de junho de 2014/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

Expressão de Liberdade. Por André Porto Alegre.
Para chegar à Resolução 163 que sugere a proibição da propaganda para crianças, o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) precisou editar 162 resoluções anteriores desde a sua fundação em 1991.
Se fizermos um cálculo rápido perceberemos que, em média, o tal Conselho edita sete resoluções por ano. Minha avó dizia que sete é conta de mentiroso. E nesse caso, novamente, ela tinha razão, porque em 1993 o Conanda editou 17 resoluções e em 1994, 22. Nos últimos anos a produção foi praticamente inexistente porque, convenhamos, mal para as crianças faz a propaganda, de resto nossos pequenos não enfrentam nenhum constrangimento (SIC).
Se você nunca ouviu falar em Conanda ou nas suas resoluções não se julgue ignorante. Ninguém ouviu. O Conselho foi inflado recentemente para servir de palanque aos institutos empenhados em promover a censura no Brasil.
Entre as resoluções do Conselho, algumas chamam a atenção como, por exemplo, a 74 de 13 de setembro de 2001 que “Dispõe sobre o registro e fiscalização das entidades sem fins lucrativos que tenham por objetivo a assistência ao adolescente e à educação profissional e dá outras providências”.
Registro e fiscalização são bem vindos, principalmente nas mais de 40 organizações não governamentais que se apressaram em assinar a Moção de Apoio ao Conanda Para Proibição da Publicidade Infantil. Encontra-se de tudo nesse balaio de gatos, desde entidades internacionais, partidárias do “invoice” como forma de burlar o fisco nacional, até as brazucas financiadas por estrangeiros de reputação questionável quando se trata de defesa de democracia.
Mas a resolução que enche de emoção os que subscrevem a moção do obscurantismo é a 137 de 2010, que trata dos repasses de recursos do Fundo Nacional da Criança e do Adolescente (FNCA) para os Estados, Municípios e Ongs. No caso das organizações não governamentais, uma das exigências para receber o dinheiro (Resolução 68 de 15 de maio de 2001) é que a entidade não tenha assento no Conanda. Ou seja, quem assinou o documento não o fez em prol da suposta defesa das crianças contra a voracidade do mercado publicitário, e sim para se habilitar a receber uns trocados.
A leitura atenta de toda a produção de resoluções do Conselho responde a pergunta sobre se a 163 tem ou não força de lei. E a resposta é não. Desde o começo de abril as entidades representativas do mercado publicitário afirmam isso para sociedade brasileira, por que prezam a informação ética e verdadeira. Aqueles que falam o contrário estão fazendo o que bem sabem, desinformar.
Em defesa da autorregulamentação, como forma de apurar a publicidade para crianças, os profissionais de propaganda continuarão divulgando a verdade com a responsabilidade de quem não é panfletário e inconsequente ou, como dizia um tradicional veículo da comunicação impressa nacional, de quem não tem o rabo preso.

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2014/06/tumblr_inline_mxr6mvrplc1rukcnl1.jpg 298 423 Jessica /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2014-06-16 14:36:472014-06-16 14:36:47Me dá um dinheiro aí.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26
  • ARTIGO: Marque presença. Pra valer!9 de março de 2025 - 01:14
  • ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?24 de fevereiro de 2025 - 10:53

APPCAST

  • #168 – Henrique Collor – TV Aberta, Sociedade Brasileira e Rejuvenescimento da Audiência14 de maio de 2025 - 13:22
  • #167 – Alex Brunello – “Olha a Vaga” e Headhunter para Agências de Comunicação.17 de abril de 2025 - 18:38
  • #166 – Elisangela Peres, CEO do Marcas Pelo Mundo – Trajetória, Liderança e Empreender no Feminino.8 de abril de 2025 - 12:19
  • #165 – Luiz Lara, Presidente do Cenp e Chairman da Lew’Lara\TBWA – Publicidade, Mercado e Jornada8 de abril de 2025 - 11:24
  • #164 – Heloisa Santana, Presidente da AMPRO – Marketing Promocional, 120 dias e outros desafios3 de setembro de 2024 - 12:57

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Iniciativas
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
  • Novidades
  • Área do associado
  • Associe-se
A violência começa onde termina a falaA propaganda e a defesa da democracia
Scroll to top