• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Iniciativas
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
    • Agenda
    • Fest’Up
      • Festup 2024
      • Fest’Up 2023
      • Festup 2022 – Warming
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

ABA lança "Guia ABA de Boas Práticas do Relacionamento entre Agências de Publicidade e Clientes"

25 de abril de 2019/0 Comentários/em Mercado/por Jessica

A Associação Brasileira de Anunciantes (ABA), apresenta ao mercado o “Guia de Boas Práticas do Relacionamento entre Agências de Publicidade e Clientes”, que traz diretrizes para que agências e clientes desenvolvam um relacionamento saudável, ético e transparente.

Lançado durante o evento Branding@ABA 2019, realizado na manhã desta quinta-feira, 25 de abril, o Guia possui 29 tópicos com os princípios e valores para um bom relacionamento entre empresas e agências, além de dez princípios referenciados nas melhores práticas de mercado, no respeito à conformidade e na valorização das técnicas publicitárias para a otimização e permanente aprimoramento das relações entre clientes e agências de propaganda.

“A concretização desse projeto possui um significado especial para a ABA. Representa o trabalho de liderança transformadora que tem pautado nossas iniciativas, com o objetivo de colocar o Marketing e suas relações de forma decisiva nos debates sobre ética e transparência e na viabilização de um ambiente de negócios livre e responsável,” destaca Sandra Martinelli, Presidente-Executiva da ABA.

 “Nesse ambiente de construção coletiva e propositiva, nosso esforço está voltado para Mobilizar o Marketing para Transformar os Negócios e a Sociedade, propósito definido a partir do Plano Estratégico ABA 2020. Hoje o desafio dos anunciantes vai além dos investimentos em mídia, metas de vendas ou fortalecimento das marcas, mas engloba terem também papel ativo na construção de uma sociedade mais consciente e responsável”, afirma João Branco, CMO do McDonald’s e Presidente da ABA.

O documento é uma entrega do Comitê de Sourcing da ABA, presidido por Sheila Vieira, Commerce Procurement Manager da HEINEKEN, elaborado em parceria com a Q&A Associados, com o apoio da ABAP e da FENAPRO, tendo como sponsor Danielle Bibas, Vice-Presidente de Marketing Avon-Brasil e integrante do Conselho Superior da ABA.

“O nível de exigência nas relações dos anunciantes com os stakeholders e a sociedade apresenta-se cada vez mais complexo e dinâmico. Cresce então a necessidade do estabelecimento de parcerias produtivas e eficientes entre clientes e agências, estimulando o olhar para o sistema como um todo e a proposta de ganho coletivo, possível a partir do estímulo a processos aprimorados e sem desperdícios. Espera-se como resultado a promoção da criatividade brasileira como fator de crescimento dos negócios, com soluções duradouras para a melhoria permanente de processos”, analisa Danielle Bibas.

Sheila Vieira enfatiza que “Refinar conceitos e produzir guias como este, constituem disciplina efetiva nas atividades do Comitê de Sourcing, levando à identificação de oportunidades para otimizarmos os investimentos, e, ao mesmo tempo, proporcionarmos inovações nos processos de marketing. Nossa missão é também compartilhar os aprendizados com o mercado”.

A disseminação de melhores práticas globais consistentes e alinhadas com a WFA – World Federation of Advertisers – federação internacional de anunciantes da qual a ABA integra o Comitê Executivo, só se faz possível graças ao Protagonismo Colaborativo que direciona a atuação da entidade. No caso do Guia ABA de Boas Práticas do Relacionamento entre Agências de Publicidade e Clientes, a parceria pro bono com a Q&A Associados e o apoio da ABAP e da FENAPRO favorecem o caráter holístico do documento, integrando os diversos players envolvidos e representando desenvolvimento coletivo para o mercado.

 “Mais do que nunca relações profissionais, baseadas no compliance e que valorizam a comunicação de qualidade, criativa e eficaz formam a base sólida e dinâmica que tem proporcionado à publicidade brasileira ser uma protagonista global na transformação para melhoria de diversos setores da economia e da sociedade” afirma Marcello D’Angelo diretor executivo da Band News TV e parceiro da ABA na elaboração deste guia.

“É uma dupla satisfação colaborar com a ABA, que completando 60 anos, contribui de forma tão significativa para a valorização da atividade publicitária e do profissional de comunicação” afirma Ênio Vergeiro, sócio-diretor da Q&A Associados e presidente da APP Brasil.

“Esse é o papel das agências: serem parceiras na construção de grandes marcas e na geração de riquezas e no crescimento das empresas brasileiras. Com consistência e inteligência. Com este manual, o papel das agências é colocado em destaque mais uma vez.” afirma Mário D’Andrea, presidente da ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade.

 Glaucio Binder, presidente da FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda, em apoio ao Guia, complementa ainda que “nesses novos tempos, tudo muda numa velocidade muito grande. A única coisa que não deve mudar é a relação de confiança e profissionalismo entre clientes e agências de propaganda.”

Para baixar o “Guia ABA de Boas Práticas do Relacionamento entre Agências de Publicidade e Clientes”, acesse o portal ABA: https://bit.ly/2GDIoGX

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2019/04/lanamento-guia-relacionamento-aba.jpeg 854 1280 Jessica /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2019-04-25 12:12:482019-04-25 12:12:48ABA lança "Guia ABA de Boas Práticas do Relacionamento entre Agências de Publicidade e Clientes"
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26
  • ARTIGO: Marque presença. Pra valer!9 de março de 2025 - 01:14
  • ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?24 de fevereiro de 2025 - 10:53

APPCAST

  • #168 – Henrique Collor – TV Aberta, Sociedade Brasileira e Rejuvenescimento da Audiência14 de maio de 2025 - 13:22
  • #167 – Alex Brunello – “Olha a Vaga” e Headhunter para Agências de Comunicação.17 de abril de 2025 - 18:38
  • #166 – Elisangela Peres, CEO do Marcas Pelo Mundo – Trajetória, Liderança e Empreender no Feminino.8 de abril de 2025 - 12:19
  • #165 – Luiz Lara, Presidente do Cenp e Chairman da Lew’Lara\TBWA – Publicidade, Mercado e Jornada8 de abril de 2025 - 11:24
  • #164 – Heloisa Santana, Presidente da AMPRO – Marketing Promocional, 120 dias e outros desafios3 de setembro de 2024 - 12:57

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Iniciativas
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
  • Novidades
  • Área do associado
  • Associe-se
Antoninho Rossini lança o livro "Mano Véio", sobre a trajetória...Provocação GA&N com Antônio Lino
Scroll to top