• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Iniciativas
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
    • Agenda
    • Fest’Up
      • Festup 2024
      • Fest’Up 2023
      • Festup 2022 – Warming
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

A PUBLICIDADE MERECE SER PROTEGIDA E RESPEITADA

24 de abril de 2019/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

Para qualquer empresa, ética não é apenas uma virtude; é uma questão de sobrevivência.
Ética depende de exemplos, de liderança e, principalmente, de processos e regras claras.  Para permear de fato todas as atividades de uma empresa, o compliance tem que ser prioridade para quem a comanda.
É aí que entra o guia de Diretrizes de Compliance que a ABAP acaba de lançar para todos os seus associados.
Um documento que levou quase 9 meses para ser elaborado pela Fundação Dom Cabral e que visa contribuir para o funcionamento eficiente e ético de todas as áreas de atuação das agências brasileiras, apontando e ajudando a coibir modalidades de fraudes ou situações irregulares.
Não é segredo que a publicidade brasileira sofreu abalos de credibilidade de alguns anos para cá, porque foi usada de forma incorreta por alguns aventureiros.
Vale lembrar que muitos desses aventureiros nada tinham a ver com as raízes do nosso segmento. Nunca foram publicitários de verdade, com história de construção de marcas ou mesmo com relação com alguma grande campanha.
E por causa desses malfeitores, muito da nossa credibilidade se esvaiu em notícias que chamavam alguns políticos, jornalistas e homens de negócios (escusos) de “publicitários”.
Nossa atividade é muito maior do que isso. Senão, vejam esses dados:
. O Brasil é hoje o 6º. maior mercado de publicidade do mundo;
. É um dos 3 líderes globais de criatividade há décadas;
. São mais de 3.700 agências espalhadas pelo país. 85% delas são microempresas, com menos de 9 funcionários;
. Nossas agências geraram apenas em 2017 cerca de 2,5 bilhões de reais em salários;
. Geramos 56 mil empregos diretos e quase 500 mil indiretos;
. A cada real investido em publicidade são gerados mais de 10 reais no PIB brasileiro (segundo estudo feito pelo método Deloitte).
Além dos dados econômicos, há um fato social fundamental que ocorre no Brasil e em qualquer outro país do mundo: onde há publicidade forte, há liberdade de imprensa. É uma relação direta.
Há vários exemplos que comprovam essa relação. Venezuela e Coréia do Norte são apenas dois deles.
Pois bem: apenas em 2017 mais de 84 mil marcas veicularam suas mensagens em mais de 700 veículos de comunicação, contribuindo para a independência financeira de centenas de órgãos de imprensa.
Uma atividade dessa importância para a economia nacional merece ser protegida contra os aproveitadores de plantão.
A publicidade brasileira merece ser protegida e preservada.
E acima de tudo, merece ser respeitada.
 
Mario D’Andrea é Presidente da ABAP e presidente do Dentsu Creative Group.

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2019/04/mario-dandrea.jpg 1280 1920 Jessica /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2019-04-24 10:00:222019-04-24 10:00:22A PUBLICIDADE MERECE SER PROTEGIDA E RESPEITADA
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26
  • ARTIGO: Marque presença. Pra valer!9 de março de 2025 - 01:14
  • ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?24 de fevereiro de 2025 - 10:53

APPCAST

  • #168 – Henrique Collor – TV Aberta, Sociedade Brasileira e Rejuvenescimento da Audiência14 de maio de 2025 - 13:22
  • #167 – Alex Brunello – “Olha a Vaga” e Headhunter para Agências de Comunicação.17 de abril de 2025 - 18:38
  • #166 – Elisangela Peres, CEO do Marcas Pelo Mundo – Trajetória, Liderança e Empreender no Feminino.8 de abril de 2025 - 12:19
  • #165 – Luiz Lara, Presidente do Cenp e Chairman da Lew’Lara\TBWA – Publicidade, Mercado e Jornada8 de abril de 2025 - 11:24
  • #164 – Heloisa Santana, Presidente da AMPRO – Marketing Promocional, 120 dias e outros desafios3 de setembro de 2024 - 12:57

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Iniciativas
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
  • Novidades
  • Área do associado
  • Associe-se
APP participa do UOL AD_LAB apresenta ABA SXSW Insights 2019 by GoAdAntoninho Rossini lança o livro "Mano Véio", sobre a trajetória...
Scroll to top