• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Iniciativas
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
    • Agenda
    • Fest’Up
      • Festup 2024
      • Fest’Up 2023
      • Festup 2022 – Warming
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Longo prazo favorece consolidação de marcas sustentáveis.

21 de junho de 2018/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

 Eduardo Simon
CEO da DPZ&T e vice-presidente da Abap

Longo prazo favorece consolidação de marcas sustentáveis.

 
Uma reflexão sobre a perpetuidade das marcas nesses tempos de alta velocidade nos negócios revela um paradoxo curioso: os resultados mais consistentes e robustos têm sido construídos a partir de relações de longo prazo entre agências e anunciantes. Exemplos de sucesso nas relações longevas não faltam. São inúmeros os casos que fizeram história ou representam inovações em comunicação que mudaram a trajetória de empresas, conectando marcas às pessoas. São conquistas proporcionadas pela capacidade intelectual de transformar o negócio do cliente, aportada por agências comprometidas e preparadas e que são reconhecidas pelos anunciantes em uma relação de longo prazo que estabeleceu um paradigma de ganha-ganha.
O reverso dessa moeda, aparentemente sintonizada com a efemeridade das “revoluções” estabelecidas pelas novidades tecnológicas, tem se mostrado transitório. Relações entre agências e anunciantes periodicamente revisitadas, com o objetivo de maximizar rentabilidade, levam à deterioração da qualidade das equipes profissionais e, por consequência, dos resultados. Vistosos em um primeiro momento, mas que destroem o valor de marcas no médio e no longo prazo.
Não há mágica. No negócio da publicidade, a qualidade decorre da propriedade intelectual, na razão direta da qualidade das pessoas dedicadas aos projetos em criação, planejamento, mídia, atendimento, etc. Esse relacionamento, que gosto de chamar de ganha-ganha, é melhor referenciado nos trabalhos de longo prazo. No Brasil, o relacionamento entre anunciantes, agências e veículos é realizado em um modelo de negócios que já foi mais do que testado e há muito vem sendo reconhecido, até mesmo pelos mercados ditos desenvolvidos. A zeladoria  desse modelo é feita por autorregulação ético-comercial, em uma entidade que reúne veículos, anunciantes e agências, o Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP). O diferencial demonstrado sem dúvida tem sido a qualidade. Dessa forma, convido a reflexão que esse deve ser um ponto de partida para a exploração de novos formatos. A remuneração pelos veículos de comunicação com comissionamento é um modelo vencedor que favorece a competição pela melhor qualidade. No entanto, as agências também precisam ser remuneradas pelo valor que entregam mais reconhecido: a criatividade. Além disso, como são muitos os novos serviços realizados em razão do surgimento de novas mídias e oportunidades de comunicação, há que se encontrar métricas adequadas para essa nova realidade.
Nesse perfil renovado e muito mais complexo das agências 360º não é difícil perceber as vantagens do one stop shop para os anunciantes. Gestão mais eficiente e ágil é atributo óbvio, mas é importante, na mesma medida, evitar o desalinhamento estratégico verificado na segregação da compra de mídia separada do planejamento e da criação. Alguns mercados já buscam no Brasil referência para se reposicionarem. Grandes grupos de comunicação começam a emular o modelo brasileiro com ofertas de propostas integradas, somando o melhor da criação com o melhor da mídia ao melhor do design, do planejamento e assim por diante.
O modelo brasileiro de autorregulação das relações comerciais no mercado publicitário nos dá a base para um relacionamento sustentável e de longo prazo. Essa é a fortaleza da publicidade brasileira e não devemos abandoná-la em busca de resultados imediatos que não são sustentáveis. Foi a partir desse modelo que construímos marcas de sucesso, obtivemos reconhecimento internacional e criamos os pilares de um setor econômico pujante. A hora é de deixar a passividade de lado e atuar de forma antecipada, com soluções integradas, construídas com a certeza de que a comunicação une marcas e pessoas com ética e eficiência, tanto mais sustentável quanto longevo for o relacionamento entre agências e anunciantes.

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2018/06/eduardo_simon-dpzt-275x275-1.jpg 275 275 Jessica /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2018-06-21 13:00:322018-06-21 13:00:32Longo prazo favorece consolidação de marcas sustentáveis.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26
  • ARTIGO: Marque presença. Pra valer!9 de março de 2025 - 01:14
  • ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?24 de fevereiro de 2025 - 10:53

APPCAST

  • #169 – Rodolfo Campitelli – Fusões, Aquisições e Empreender no mercado publicitário19 de maio de 2025 - 13:21
  • #168 – Henrique Collor – TV Aberta, Sociedade Brasileira e Rejuvenescimento da Audiência14 de maio de 2025 - 13:22
  • #167 – Alex Brunello – “Olha a Vaga” e Headhunter para Agências de Comunicação.17 de abril de 2025 - 18:38
  • #166 – Elisangela Peres, CEO do Marcas Pelo Mundo – Trajetória, Liderança e Empreender no Feminino.8 de abril de 2025 - 12:19
  • #165 – Luiz Lara, Presidente do Cenp e Chairman da Lew’Lara\TBWA – Publicidade, Mercado e Jornada8 de abril de 2025 - 11:24

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Iniciativas
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
  • Novidades
  • Área do associado
  • Associe-se
Prefeitura de São Paulo promove seminário sobre acessibilidade digitalTransformação digital.
Scroll to top