• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Diretorias
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Eventos
    • Agenda
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • CONCURSO TCC 2025
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Fest’up
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Manifesto da Propaganda

14 de abril de 2016/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

O Brasil vive um dos mais acirrados debates políticos de sua História. E nunca a comunicação teve um papel tão fundamental na divulgação das informações envolvendo os episódios da cena política. Em um contexto onde os meios de difusão de informações, em especial as redes sociais e a internet, tornaram-se parte fundamental do exercício da democracia, também se constata muita informação desencontrada, inverídica e contraditória, o que acirra o debate e cria insegurança quanto ao que deve ser entendido como o caminho do equilíbrio,  da justiça e da verdade.
Este desafio inerente à atividade da comunicação está mais acentuado do que nunca. E os agentes que integram a indústria da comunicação devem contribuir para que esse processo de transição e os debates sejam pautados pela responsabilidade e ética. Todo emissor de uma comunicação deve dar a devida importância ao que comunica e responsabilizar-se pelas consequências.
Nesse momento, mais do que nunca, é hora de se valorizar a propagação de ideias, mas também de garantir que isto seja feito de forma ética e responsável.  Os agentes da comunicação já acumulam aprendizados e práticas alinhados aos princípios da responsabilidade social e política. E a propaganda é exemplo disso, pois o próprio mercado, através da autorregulação, vem tratando de expurgar a comunicação enganosa. E o julgador soberano desse processo é o povo, que identifica e baliza as práticas que estão de acordo com o discurso. O povo, utilizando meios que permitem alastrar sua voz, de forma ampla e imediata, separa o joio do trigo.
O Brasil tem uma propaganda madura e responsável, que se destaca como uma das melhores do mundo. E há mais de 15.000 agências no nosso País, prontas para contribuir com uma propaganda eficaz. Temos também veículos de comunicação independentes e éticos. O sistema composto pelo investimento publicitário é a garantia de uma imprensa livre e independente. Defendemos a liberdade de expressão e defendemos também que cada ponto de vista seja explicitado com transparência e reflita a verdade.
Nos próximos dias, teremos um importante debate de ideias, do qual depende o futuro do nosso País, e no qual o exercício responsável da comunicação terá papel fundamental. Cabe, a cada um de nós, acompanhar esse processo de forma ativa, responsável e serena, cobrando um desfecho que reflita a verdade e a justiça.
Fenapro – Federação Nacional das Agências de Propaganda

Compartilhe esse post
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2020/08/napro1.gif 634 696 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2016-04-14 15:44:352016-04-14 15:44:35Manifesto da Propaganda
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Quem me inspira, me faz melhor2 de outubro de 2025 - 16:20
  • ARTIGO: Brasil: do grão à ideia. Da terra à transformação.21 de julho de 2025 - 11:54
  • ARTIGO: Propaganda boa se faz todo dia10 de julho de 2025 - 11:00
  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31

APPCAST

  • #181 – Black Friday: Marcas, Comportamento, Mídia e Conteúdo – com Juliana Mie Fujihara10 de novembro de 2025 - 17:04
  • #180 – Conectados Fora de Casa: Tendências e Transformações da Mídia OOH – com Rodrigo Moreira Kallas4 de novembro de 2025 - 11:00
  • #179 – Contexto atual de mídia e cenário de mensuração – com Pedro Martins Silva4 de novembro de 2025 - 10:53
  • #178 – O Impacto do Instituto Baccarelli através da música no mercado publicitário – com Edilson Ventureli e João Almeida4 de novembro de 2025 - 10:43
  • #177 – O Mercado Global de Sports Betting e iGaming – com Fernando Hoppe e Rodrigo Malandrino4 de novembro de 2025 - 10:31

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Diretorias
  • Eventos
  • Novidades
  • Fest’up
  • Área do associado
  • Associe-se
Confira os vencedores do Prêmio Destaques de Comunicação 2016, da ABP5º Encontro de Mídias
Scroll to top