• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Iniciativas
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
    • Agenda
    • Fest’Up
      • Festup 2024
      • Fest’Up 2023
      • Festup 2022 – Warming
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Investimento publicitário soma R$ 132 bilhões em 2015

26 de fevereiro de 2016/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

Os investimentos em publicidade somaram R$ 132 bilhões no Brasil, no ano passado, de acordo com dados da Kantar IBOPE Media, que acompanha e monitora os principais meios de comunicação do país. O montante é 9% superior ao volume registrado em 2014; porém, se considerada a inflação do período, observou-se uma leve retração de 0,9% no total investido em 2015.
Entre os meios, a TV (aberta+paga) tem a maior participação do bolo publicitário, com 69,6% do volume total de investimentos. Na sequência aparecem o jornal (R$ 16,9 bilhões) e display, que alcançou R$ 8,7 bilhões e participação de 6,6% no montante total. Em 2015, a Kantar IBOPE Media ampliou a cobertura de sites e portais monitorados e reformulou a metodologia de coleta desta publicidade online. Além disso, com o início da mensuração de links patrocinados nos principais sites de busca do país, foi possível mensurar o investimento dos principais anunciantes na categoria de search, que chegou a R$ 1,6 bilhão. A participação conjunta destes formatos digitais chega a 8% do bolo publicitário. Já os gastos em mídia exterior (out-of-home), que agora representam outdoor e mobiliário urbano, somaram R$ 1,5 bilhão no ano passado (1,2% do total).
investimento
* Para TV aberta foram considerados os investimentos em Merchandising                                                             
** A partir de 2015, deixamos de reportar as informações de Internet em sua metodologia declarada, e a substituímos por coleta própria e de forma amostral, que denominamos Display. Portanto os valores de Internet 2014 e Display 2015 não devem ser comparados.
*** A partir da base de dez/15 os dados de Mobiliário Urbano e Outdoor foram agrupados como OOH.
“Devido à desaceleração econômica do país, era esperado que o mercado publicitário sofresse algum impacto em 2015, que foi confirmado pela leve retração que identificamos no patamar de investimentos. A indústria, por sua vez, voltou seus esforços para enfrentar os desafios e identificar oportunidades. Ainda assim, por mais que os anunciantes estejam mais cautelosos, observamos um movimento de reação em alguns segmentos”, afirma Rita Romero, diretora executiva do Monitor da Kantar IBOPE Media.
O estudo Retrospectiva e Perspectiva 2015 – que traz informações completas e detalhadas sobre os setores, categorias de produtos, mercados e anunciantes que se destacaram no ano – será disponibilizado no fim da segunda quinzena de março, pela Kantar IBOPE Media.
 
**** Os números são baseados nas tabelas de preços dos veículos de mídia e desconsidera descontos, permutas e negociações.

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2016/02/logo-ibope.bmp 381 428 Jessica /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2016-02-26 15:24:202016-02-26 15:24:20Investimento publicitário soma R$ 132 bilhões em 2015
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26
  • ARTIGO: Marque presença. Pra valer!9 de março de 2025 - 01:14
  • ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?24 de fevereiro de 2025 - 10:53

APPCAST

  • #168 – Henrique Collor – TV Aberta, Sociedade Brasileira e Rejuvenescimento da Audiência14 de maio de 2025 - 13:22
  • #167 – Alex Brunello – “Olha a Vaga” e Headhunter para Agências de Comunicação.17 de abril de 2025 - 18:38
  • #166 – Elisangela Peres, CEO do Marcas Pelo Mundo – Trajetória, Liderança e Empreender no Feminino.8 de abril de 2025 - 12:19
  • #165 – Luiz Lara, Presidente do Cenp e Chairman da Lew’Lara\TBWA – Publicidade, Mercado e Jornada8 de abril de 2025 - 11:24
  • #164 – Heloisa Santana, Presidente da AMPRO – Marketing Promocional, 120 dias e outros desafios3 de setembro de 2024 - 12:57

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Iniciativas
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
  • Novidades
  • Área do associado
  • Associe-se
Presidentes Criativos comandaram o 32º Fórum de Debates da APPWorkshop Banho de Gestão
Scroll to top