• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Iniciativas
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
    • Agenda
    • Fest’Up
      • Festup 2024
      • Fest’Up 2023
      • Festup 2022 – Warming
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Entrevista com Ana Maria Nubié, Chief Strategy Officer da Moma Propaganda

29 de junho de 2015/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

Ana Nubié é formada e pós-graduada em administração de empresas pela FGV/SP. É pioneira da indústria de marketing digital no Brasil, onde atua há 22 anos. Foi sócia fundadora da Agência Click Isobar e responsável pela Vice-Presidência de Atendimento e Novos Negócios. Participou de projetos on-line pioneiros, como o desenvolvimento do primeiro projeto comercial de web site e da primeira campanha de mídia digital, realizados no país. Foi a principal negociadora do projeto que trouxe o Google Street View para o Brasil. Ana é a Chief Strategy Officer da Moma Propaganda e participa de conselhos consultivos de empresas. Também faz parte do Comitê de Igualdade do IAB Brasil e do Grupo Mulheres do Brasil. Em abril de 2015, Ana foi eleita pela Abramark (Academia Brasileira de Marketing) para integrar o Hall da Fama do Marketing Nacional, iniciativa que reconhece profissionais e empresários por sua contribuição decisiva para a construção e o fortalecimento do marketing brasileiro.
ENTREVISTA
 1 – Você se formou em direito pela USP e no ano seguinte iniciou seus estudos na área de administração, finanças e marketing. Essa segunda formação era algo que você almejava desde o tempo da escola ou foi algo que você descobriu dentro da universidade?
Na verdade, sou formada em Administração de Empresas pela FGV SP e, simultaneamente, também estudei dois anos de direito na USP. Sempre quis ser uma executiva desde muito jovem e minha primeira opção sempre foi a FGV. Entrei na USP em direito pois considerava uma carreira alternativa, caso eu não gostasse ou não visse futuro na administração. Como isso não aconteceu não dei continuidade à carreira no direito.
2 – Após concluir sua segunda faculdade você iniciou uma pós-graduação. Foram longos anos em sala. Você diria que é uma pessoa que adora o ambiente de sala de aula?
Eu fiz minha pós-graduação, também em administração na FGV, dois anos após minha graduação. O motivo original para iniciar a minha pós-graduação foi porque eu queria mudar de emprego e achava que voltar à universidade reativaria minha network e me daria novas oportunidades. Isso efetivamente aconteceu e consegui um novo emprego.
 3 – Toda carreira tem um início, gostaria de saber como foi o seu primeiro emprego / estágio na área de comunicação?
Comecei a me envolver com publicidade em 1991 na Casa do Pão de Queijo na área de Marketing. Essa foi a oportunidade que consegui na pós-graduação da FGV. Nessa época me tornei gerente de Franchising. Mas meu primeiro estágio foi num banco europeu, ainda na faculdade, em 1988. Eu trabalhava na área financeira do departamento de Leasing.
4 – Você foi uma das fundadoras da indústria de marketing digital no Brasil. Mas gostaria de saber, como se iniciou sua relação com o marketing digital?
Em 1991 fui trabalhar em uma empresa chamada Midialog, pertencente a um grupo de agências de propaganda chamado Propeg. Essa empresa era uma das primeiras empresas de multimídia do Brasil e cheguei a ela através da indicação do meu nome, feita por uma antiga colega de trabalho, ao presidente e sócio da empresa. Nessa empresa fui contratada como diretora de atendimento e depois de cinco anos me tornei sócia. Essa empresa passou a se chamar, em 2000, AgênciaClick.
 
5 – E sobre o seu curso de Digital Entrepreneurship na Hyper Island, como foi estudar em uma das mais renomadas instituições de mídias digitais do mundo?
Conheci o curso por indicação de amigos e através do Meio e Mensagem. O curso que fiz foi a Master Class Brasil no ano passado. Hoje pertenço ao Advisory Board do Hyper Island Brasil.
6 – Como surgiu a oportunidade de escrever no site Meio e Mensagem?
Fui convidada para ser colunista pelos editores do jornal, por conta da minha experiência no mercado publicitário, particularmente em relação ao universo digital.
7 – No site Meio e Mensagem você tem uma coluna na seção Ponto de Vista. Nos seus textos, muito se fala sobre a falta de conhecimento das empresas brasileiras no meio digital. O que você acha que precisa mudar para que essas empresa saibam explorar mais esse meio?
O universo digital é complexo. Envolve a integração de conhecimentos de comunicação, tecnologia, ciência sociais e matemáticas. Os executivos devem ter consciência de que o estudo e o aprendizado são necessidades constantes e não dá para parar de aprender nem achar que já sabe tudo ou que conhece todas as fontes.
É preciso estudar, se interessar e estar sempre aberto a novos interlocutores.

8 – O que te inspira na realização dos seus projetos?
Meu propósito é contribuir para o desenvolvimento de negócios no universo da comunicação de forma criativa, inovadora e ética. Esse desafio me motiva.
9 – O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Na sua opinião, quais especializações alguém que está iniciando no meio publicitário precisa adquirir?
Não existem especializações. Sinceramente acho que esse é um conceito ultrapassado.
Acho que os estudantes devem observar o mundo dos negócios e como ele opera e dentro disso como desejam participar do jogo.
A partir daí devem buscar o que estudar, sempre se lembrando que esse estudo se estenderá por toda a sua vida. A evolução é contínua.
Se a alguém aborrece a ideia de estudar um assunto pelo resto da sua vida, essa pessoa deve escolher uma profissão que não envolva aquele tema.
 
Entrevista originalmente publicada em:
http://comunicacaoalemdaconta.blogspot.com.br/2015/06/vc4-entrevista-ana-maria-nubie.html
 

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2015/06/post1.jpg 463 567 Jessica /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2015-06-29 12:32:522015-06-29 12:32:52Entrevista com Ana Maria Nubié, Chief Strategy Officer da Moma Propaganda
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26
  • ARTIGO: Marque presença. Pra valer!9 de março de 2025 - 01:14
  • ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?24 de fevereiro de 2025 - 10:53

APPCAST

  • #169 – Rodolfo Campitelli – Fusões, Aquisições e Empreender no mercado publicitário19 de maio de 2025 - 13:21
  • #168 – Henrique Collor – TV Aberta, Sociedade Brasileira e Rejuvenescimento da Audiência14 de maio de 2025 - 13:22
  • #167 – Alex Brunello – “Olha a Vaga” e Headhunter para Agências de Comunicação.17 de abril de 2025 - 18:38
  • #166 – Elisangela Peres, CEO do Marcas Pelo Mundo – Trajetória, Liderança e Empreender no Feminino.8 de abril de 2025 - 12:19
  • #165 – Luiz Lara, Presidente do Cenp e Chairman da Lew’Lara\TBWA – Publicidade, Mercado e Jornada8 de abril de 2025 - 11:24

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Iniciativas
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
  • Novidades
  • Área do associado
  • Associe-se
Ministro Marco Aurélio Mello toma posse no Instituto Palavra AbertaCannes 2015: confira os vencedores dos 108 prêmios para o Brasil
Scroll to top