• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Iniciativas
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
    • Agenda
    • Fest’Up
      • Festup 2024
      • Fest’Up 2023
      • Festup 2022 – Warming
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

APP e a busca pela qualificação

19 de maio de 2015/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

 
Talvez poucas áreas profissionais tenham tantas entidades relevantes quanto a propaganda. A APP (Associação dos Profissionais de Propaganda) é, junto com a ABP, a mais antiga delas: foi fundada em 1937 por ninguém menos que o escritor e publicitário Orígenes Lessa.
Na realidade, quando nasceu, e até 1989, foi a Associação Paulista de Propaganda, e depois adotou uma postura mais nacional.
A APP esteve presente na criação do primeiro curso de propaganda do país, que inspirou a criação da ESPM. Foi responsável pelo 10º Congresso Brasileiro de Propaganda e contribuiu para a aprovação da Lei 4.680, que passou a regulamentar a profissão nos idos de 1965. Atuou na criação do IVC, em 1961, foi sede das reuniões que deram origem ao Grupo de Mídia e ao Grupo de Atendimento.
Ao completar 75 anos, lançou o livro “Profissional de propaganda – um galo na cabeça”. Em anos mais recentes, mantém atuação em defesa da propaganda, ao apoiar o Conar junto às frequentes ameaças à liberdade de expressão.
Desde 2012 mantém convênio com o Ibope Media, disponibilizando informações mensais para seus associados e sucursais. Hoje possui mais de 3 mil associados. Em 2015, fechou a adesão ao Cenp para fortalecer a assistência à categoria e estimular a ética das empresas que integram toda cadeia da indústria da comunicação, difundindo a Normas-Padrão da Atividade Publicitária a associados e parceiros.
Leva como missão incentivar a formação, a valorização, a inserção profissional e a defesa da atividade publicitária. Realiza uma série de eventos de cursos, palestras e workshops a fóruns de debate, os Jogos Publicitários (desde 1981), o encontro universitário Fest’UP (desde 1989), o Concurso Universitário de Campanhas Publicitárias (desde 1979), o Prêmio APP Contribuição Profissional (desde 1997).
O atual presidente é Ênio Vergeiro, à frente da entidade desde 2013. Já passaram pela presidência nomes como Júlio Cosi (anos 1930), Geraldo Alonso (anos 50), Luiz Celso de Piratininga (anos 1970), Ivan Pinto (anos 1980) e José Francisco Queiroz (anos 1990), entre outros.
Vergueiro afirma que hoje um dos maiores desafios da APP para os próximos anos é superar a qualidade das ações já promovidas e, ao mesmo tempo, conseguir agregar cada vez mais participantes e parceiros. “Rumo aos 80 anos da APP, também vamos amadurecer a autonomia da entidade e das suas unidades espalhadas pelo Brasil, estudando locais que ainda não oferecem suporte regional aos seus profissionais”.
Matéria publicada na edição especial de aniversário de 50 anos do jornal propmark, dia 18/05, página 186, por Cláudia Penteado. 
 

Palavras do nosso presidente Ênio Vergeiro sobre “Inovação é…”, publicado na página 54. 

PP1
 

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2015/05/pp2.jpg 784 874 Jessica /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2015-05-19 13:11:512015-05-19 13:11:51APP e a busca pela qualificação
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26
  • ARTIGO: Marque presença. Pra valer!9 de março de 2025 - 01:14
  • ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?24 de fevereiro de 2025 - 10:53

APPCAST

  • #169 – Rodolfo Campitelli – Fusões, Aquisições e Empreender no mercado publicitário19 de maio de 2025 - 13:21
  • #168 – Henrique Collor – TV Aberta, Sociedade Brasileira e Rejuvenescimento da Audiência14 de maio de 2025 - 13:22
  • #167 – Alex Brunello – “Olha a Vaga” e Headhunter para Agências de Comunicação.17 de abril de 2025 - 18:38
  • #166 – Elisangela Peres, CEO do Marcas Pelo Mundo – Trajetória, Liderança e Empreender no Feminino.8 de abril de 2025 - 12:19
  • #165 – Luiz Lara, Presidente do Cenp e Chairman da Lew’Lara\TBWA – Publicidade, Mercado e Jornada8 de abril de 2025 - 11:24

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Iniciativas
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
  • Novidades
  • Área do associado
  • Associe-se
Sócios da APP tem 50% de desconto no Encontro Nacional de AnunciantesInovadores de Visão
Scroll to top