• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Iniciativas
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
    • Agenda
    • Fest’Up
      • Festup 2024
      • Fest’Up 2023
      • Festup 2022 – Warming
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Todo verão gera uma reação

16 de maio de 2023/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

Toda boa redação gera reação

Era mais um dia normal. Acordei cedo sob o som irritante do alarme do relógio. Entrei no carro, liguei o rádio e estava a caminho do trabalho, quando eu vi uma placa de publicidade em um abrigo de ônibus que dizia “Todo verão gera uma reação”.

Senti como se o tempo parasse ao ler aquele totem com uma propaganda da Sprite. Caraca! Que título, que chamada, que legenda! Seja lá o nome que você quiser dar. Só sei que fui impactado por aquela mensagem. Curiosamente, aconteceu no dia em que eu lecionaria a disciplina de Redação Publicitária. Todo verão gera uma reação. Que sacada.

Obviamente, um dos primeiros assuntos da aula foi:
– Pessoal, vocês viram a publicidade da Sprite nas ruas?

De 30 alunos presentes, apenas uns 3 levantaram a mão sem muito entusiasmo. Pena que a empolgação parecia vir só de mim. Sei bem como é difícil se criar um título matador. A minha vontade era a de fazer uma estampa de camisa com aquela frase. Todo verão gera uma reação, suspirava apaixonado.

Assim que terminou a aula, fui para as redes sociais da Sprite procurar registros daquela peça e… Nada! Não encontrei nenhum printzinho para eu poder usar em sala de aula ou repassar para amigos e alunos publicitários.

Ainda com aquela mensagem na cabeça, fui chamado por um aluno pouco antes de entrar no carro:
– Professor, sabe aquele concurso que você me orientou? Então, eu ganhei o prêmio.
Respondi:
– Parabéns, todo verão gera uma reação.
– Hã?
– Digo, toda ação gera uma reação. Você se esforçou e mereceu ganhar. Parabéns.

Títulos como esse cumprem o seu papel de chamar a atenção para a marca, além de massagear nossa mente com o efeito que ela provoca ao aludir à versão original “Toda ação gera uma reação”, de Isaac Newton. Fiquei pensando o resto do dia naquela criação. E ainda tem gente apontando para o fim da criatividade na publicidade. Porém, boas ideias sempre terão vez.

É fato que Todo verão gera uma reação acompanha com brilhantismo o posicionamento da Sprite de “obedeça a sua sede” e “imagem não é nada, sede é tudo”.

Admito que não compreendo esse pensamento que busca enquadrar a criatividade como “perfumaria” ou commoditties. “Para quê investir em texto? Ninguém lê nada hoje em dia.” Nada disso: criatividade sempre valerá ouro na publicidade, permitindo distinguir os produtos e os serviços da concorrência, além de nos encantar pela originalidade e sensibilidade incapazes de serem alcançadas pela Inteligência Artificial.
Chupa, ChatGPT!

O desafio de se criar um título instigante é o que move quem trabalha com redação a buscar a frase mágica; aquela que fica em nossa memória e nos faz repetir mentalmente a danadinha. Todo verão gera uma reação. Uma vez que a atenção é fisgada, cabe aos criativos elencar o restante das informações na peça para que o público de interesse explore a publicidade e amplie o contato com a marca anunciante.
No caso dessa publicidade da Sprite, a imagem mostrava uma jovem saboreando o refrigerante geladíssimo, direto da garrafa.

É fundamental investir no texto publicitário para sair da mesmice que está por aí, com peças repletas de conceitos requentados e mais do mesmo. Espero ter te convencido de que isso realmente vale a pena. Mas, se mesmo assim, meus argumentos ainda não o seduziram, vale recordar que uma criação original, como o título publicitário da Sprite, é capaz de gerar reações inéditas como até me motivar a escrever este texto.

______________________________________________________________________
Victor Reis Mazzei
Publicitário, Prof. Universitário. Mestre em História (UFES) e Doutor em Educação
Física.

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2023/05/1.jpeg 575 800 Jessica /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2023-05-16 14:22:012023-05-16 14:22:01Todo verão gera uma reação
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26
  • ARTIGO: Marque presença. Pra valer!9 de março de 2025 - 01:14
  • ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?24 de fevereiro de 2025 - 10:53

APPCAST

  • #169 – Rodolfo Campitelli – Fusões, Aquisições e Empreender no mercado publicitário19 de maio de 2025 - 13:21
  • #168 – Henrique Collor – TV Aberta, Sociedade Brasileira e Rejuvenescimento da Audiência14 de maio de 2025 - 13:22
  • #167 – Alex Brunello – “Olha a Vaga” e Headhunter para Agências de Comunicação.17 de abril de 2025 - 18:38
  • #166 – Elisangela Peres, CEO do Marcas Pelo Mundo – Trajetória, Liderança e Empreender no Feminino.8 de abril de 2025 - 12:19
  • #165 – Luiz Lara, Presidente do Cenp e Chairman da Lew’Lara\TBWA – Publicidade, Mercado e Jornada8 de abril de 2025 - 11:24

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Iniciativas
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
  • Novidades
  • Área do associado
  • Associe-se
#123 – Pesquisa Observatório da Diversidade na Propaganda#124 – Cultura em TV
Scroll to top