• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Iniciativas
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
    • Agenda
    • Fest’Up
      • Festup 2024
      • Fest’Up 2023
      • Festup 2022 – Warming
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Brasil: sejamos desbravadores de trilhas

1 de novembro de 2012/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

(*) Marcelo Passos
Li um artigo outro dia de Vannevar Bush que, em 1945, apresentou ao mundo conceitos que até hoje são bastante discutidos: a profissão de “desbravadores de trilhas”, que são aqueles que conseguem separar a informação de valor entre outras tantas que não geram qualquer significado.
O termo “desbravadores de trilha” ficou martelando na minha cabeça até eu perceber que temos que ser desbravadores em absolutamente tudo o que fazemos, principalmente na questão do empreendedorismo.
Empreender não se resume no desafio de montar um novo negócio apenas, o que por si só já é um grande desafio, mas no comportamento que está por trás dessa ação e é impulsionado por uma atitude de descontentamento ou crença de que algo pode melhorar. Essa mesma atitude que mobiliza a manifestação de um novo negócio pode se materializar no desenvolvimento de carreiras incríveis dentro das empresas.
Proponho aqui um exercício:
Se cada um de nós olhar para o momento que o Brasil está passando e reconhecer que, lá no fundo, somos a “bola da vez até o encerramento das Olimpíadas de 2016” e se os investimentos em educação e infraestrutura continuarem minguados como estão, voltaremos das comemorações e teremos diante de nós a realidade de um país que não olhou seriamente para si e que, após a euforia dos jogos, estará novamente correndo atrás do prejuízo de anos, porque não pensou no coletivo. Portanto, empreender é, sim, cuidar e ir além das estratégias de cada empresa, de cada carreira, pensando no coletivo. Em vez de apontarmos erros e reclamarmos do ”status quo“, é hora de arregaçarmos as mangas e mudarmos essa probabilidade. Não adianta criticar, temos que fazer.
No plano individual do empreendedorismo, e especificamente na minha área, ser um “desbravador de trilhas” significa entender, mergulhar e ir além do negócio do cliente, enxergando o quanto ele também pode elevar a categoria, se beneficiar com isso e não ficar atento apenas à sua “micro” realidade.
Essa é a estratégia do futuro, em que empresas construirão o mercado em conjunto, com o pensamento no coletivo e não o contrário. O que vai diferenciar umas das outras? A capacidade de inovar e se distinguir  dentro desse novo mercado, desbravando sempre uma nova trilha. Empreender dentro ou fora das empresas é cada vez mais essencial para a sobrevivência competitiva. Como costumo dizer aqui na agência: “Pensar e agir como dono”. Enfim, um “ganha-ganha” infinito para o mercado, empresas e, principalmente, para os profissionais. Que tal?  Vamos empreender?
(*) Marcelo Passos é Diretor-Geral de Atendimento e Gestão da Africa 

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2015/03/marcelopassosfoto.jpg 485 730 Jessica /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2012-11-01 16:54:032012-11-01 16:54:03Brasil: sejamos desbravadores de trilhas
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26
  • ARTIGO: Marque presença. Pra valer!9 de março de 2025 - 01:14
  • ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?24 de fevereiro de 2025 - 10:53

APPCAST

  • #168 – Henrique Collor – TV Aberta, Sociedade Brasileira e Rejuvenescimento da Audiência14 de maio de 2025 - 13:22
  • #167 – Alex Brunello – “Olha a Vaga” e Headhunter para Agências de Comunicação.17 de abril de 2025 - 18:38
  • #166 – Elisangela Peres, CEO do Marcas Pelo Mundo – Trajetória, Liderança e Empreender no Feminino.8 de abril de 2025 - 12:19
  • #165 – Luiz Lara, Presidente do Cenp e Chairman da Lew’Lara\TBWA – Publicidade, Mercado e Jornada8 de abril de 2025 - 11:24
  • #164 – Heloisa Santana, Presidente da AMPRO – Marketing Promocional, 120 dias e outros desafios3 de setembro de 2024 - 12:57

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Iniciativas
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
  • Novidades
  • Área do associado
  • Associe-se
Atual momento dos veículos brasileiros frente as plataformas de comunicaç...Uma Poderosa Ferramenta de Marketing quase de graça
Scroll to top