• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Iniciativas
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
    • Agenda
    • Fest’Up
      • Festup 2024
      • Fest’Up 2023
      • Festup 2022 – Warming
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Quantos países cabem no Brasil? A Transformação Digital pelo ângulo da inclusão

25 de março de 2021/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

No mundo dos negócios, uma coisa já ficou clara: empresas que não passarem pela Transformação Digital não vão conseguir sobreviver. Será?

Uma pesquisa feita pela KPMG aponta que mais de 50% dos principais executivos brasileiros devem investir em Tecnologia para compra de equipamentos e treinamento de equipes. A pandemia acelerou a Transformação Digital nessas empresas, apresentando muitos cenários que antes se esboçavam apenas como tendência.

A Transformação Digital chegou também às MPEs, de acordo com o Sebrae, que afirma que a proporção de empresas com página na internet mais do que dobrou, passando de 11% para 27%, e 73% de empresas que fazem negócios pelo whatsapp dizem que ampliaram o número de vendas durante a pandemia.

Mesmo com tantos números positivos, alguns empresários ainda resistem em adotar o digital em suas empresas. Por quê?

A resposta está diretamente ligada à inclusão digital e a pandemia escancarou ainda mais a disparidade existente em nosso país. Enquanto muitos negócios até prosperaram durante o último ano, algumas empresas não conseguiram sobreviver, e nem foi por falta de investimento em processos ou equipamentos.

A questão é que a desigualdade digital exclui os clientes de empresas totalmente digitais. No último domingo, 22/3, a Folha de São Paulo publicou uma matéria sobre a crise no comércio do Nordeste, exatamente por causa dessa desigualdade.

O caso de um comerciante dono de uma rede de lojas de sapatos é ilustrativo. Seu negócio está fincado num modelo analógico: o comprador escolhe o produto dentro da loja e pode parcelar o pagamento por carnê, que também deve ser pago presencialmente, dentro da loja. Isso estimula a próxima compra, que acontece quando o cliente paga suas parcelas. Esse modelo de negócios existe nessa rede de lojas há 94 anos.

Com certeza essa empresa pode se atualizar, criar um e-commerce e comercializar sapatos pela internet. Há um enorme custo embutido que é preciso estar disposto a pagar: investimentos em um novo modelo de negócios, treinamento de funcionários, marketing digital. Toda uma nova realidade que não se estabelece da noite para o dia, mas que será fundamental para sobreviver em tempos de distanciamento social.

Nossa desigualdade se faz presente a cada instante

Minha pergunta é: e os clientes? E aquela pessoa que simplesmente não tem acesso à internet, ou que não domina as novas tecnologias ou que não confia o suficiente para fazer uma compra? E quem não tem conta em banco, cartão de crédito e não sabe como pagar um boleto?

Claro, sempre vai haver um sobrinho, um vizinho ou um amigo para ajudar a fazer um pagamento no ambiente digital, e até mesmo fazer uma compra. Mas pense, se uma compra é emocional, como essa pessoa será atingida?

A conquista de ir até uma vitrine, escolher um par de sapatos, entrar na loja e comprar, ainda que num ambiente virtual, não existe para o excluído digital. E mais uma vez, a exclusão acontece e reforça a desigualdade que a pandemia nos mostrou com toda a clareza.

Não tenho respostas, mas sei que elas certamente passam pela Educação e por um projeto de sociedade inclusiva.

 

Marta Gucciardi

Mentora e Estrategista de Negócios | Especialista em Comunicação e Cultura Organizacional | Ajudo empresas a definir seu propósito e posicionamento para engajar colaboradores e clientes | Diretora de Marketing da Abmen

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2021/03/Marta-Gucciardi.jpg 1080 1920 Jessica /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2021-03-25 18:26:372021-03-25 18:26:37Quantos países cabem no Brasil? A Transformação Digital pelo ângulo da inclusão
0 respostas
  1. Adão Casares
    Adão Casares says:
    14 de abril de 2021 às 13:35

    Muito bom Marta, gosto muito, o digital deu um salto de uns 7 anos no Brasil.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26
  • ARTIGO: Marque presença. Pra valer!9 de março de 2025 - 01:14
  • ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?24 de fevereiro de 2025 - 10:53

APPCAST

  • #169 – Rodolfo Campitelli – Fusões, Aquisições e Empreender no mercado publicitário19 de maio de 2025 - 13:21
  • #168 – Henrique Collor – TV Aberta, Sociedade Brasileira e Rejuvenescimento da Audiência14 de maio de 2025 - 13:22
  • #167 – Alex Brunello – “Olha a Vaga” e Headhunter para Agências de Comunicação.17 de abril de 2025 - 18:38
  • #166 – Elisangela Peres, CEO do Marcas Pelo Mundo – Trajetória, Liderança e Empreender no Feminino.8 de abril de 2025 - 12:19
  • #165 – Luiz Lara, Presidente do Cenp e Chairman da Lew’Lara\TBWA – Publicidade, Mercado e Jornada8 de abril de 2025 - 11:24

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Iniciativas
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
  • Novidades
  • Área do associado
  • Associe-se
CURSO DE PROSPECÇÃO DA APP BRASIL APRESENTA NOVAS PERSPECTIVAS DE APRESENTAÇÕES...SILVIO SOLEDADE ASSUME A PRESIDÊNCIA DA APP BRASIL
Scroll to top