• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Iniciativas
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
    • Agenda
    • Fest’Up
      • Festup 2024
      • Fest’Up 2023
      • Festup 2022 – Warming
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

O ano será melhor para quem não abandona o marketing

14 de dezembro de 2015/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

No inicio de 2015, sabíamos da dificuldade que passaríamos
Confira o artigo do nosso presidente Ênio Vergeiro, especial para o PROPMARK. 
Estamos num momento em que tudo esta sendo repensado. E isso se agrava no Brasil em função do momento em que estamos passando. Ao começar o ano de 2015, sabíamos da dificuldade que passaríamos, mas não prevíamos as questões políticas que agravaram a crise econômica no país. Até agora, a notícia boa deste ano é que os resultados, de um modo geral, serão melhores do que os do próximo ano. Que dureza!
No mundo também há questionamento, porém numa fase de recuperação, muito auxiliada por algo que meio esquecido no Brasil, o marketing e suas ações.
Hoje o marketing vive uma crise de identidade, confundido e até ofuscado pelo ainda incompreendido, ao menos por muitos, mundo digital. Afinal, onde está o marketing na indústria digital? Que participação tem o marketing nas empresas de tecnologia que insistem em se posicionarem como “a serviço da comunicação”?
O marketing perdeu espaço no Brasil para o varejo, grandes cadeias de lojas nascidas de fusões e aquisições se tornaram poderosas compradoras de mídia, assegurando vendas à indústria e assim suas marcas tiveram visibilidade e as marcas da indústria foram perdendo força e reconhecimento. Hoje não se compra pela marca e pelos seus atributos, mas sim pelo preço e a forma de oferta daquele momento. Esse movimento fez com que as marcas perdessem investimento e daí a perda significativa de clientes em agências.
Cadê a Brastemp? A Consul? A Philips?…
Se algo de bom pode nos acontecer em 2016, e eu espero e acredito que vá acontecer, é que, como as vendas caíram significativamente devido à recessão, a indústria não repassará sua verba de propaganda para as cadeias de varejo, que por sua vez não assegurará vendas e não terá suas “excelentes condições de compra” por volume que não era atingido indústria e assim com as suas marcas deverão recuperar o posicionamento e o tempo perdido através de campanhas que não serão só veiculadas em grandes veículos, mas também através de conexões que os novos meios nos permitem e com isso haverá o movimento de uma lei que nos faz viver e trabalhar neste oficio, a lei da oferta e procura e se sairá melhor quem tiver o reconhecimento do consumidor.
Melhor para quem nunca abandonou o marketing,
Que assim seja! Feliz 2016 a todos!
Ênio Vergeiro, presidente da Associação dos Profissionais de Propaganda
mat1

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2015/12/ale_5149-scaled-1.jpg 1700 2560 Jessica /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2015-12-14 12:24:252015-12-14 12:24:25O ano será melhor para quem não abandona o marketing
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26
  • ARTIGO: Marque presença. Pra valer!9 de março de 2025 - 01:14
  • ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?24 de fevereiro de 2025 - 10:53

APPCAST

  • #168 – Henrique Collor – TV Aberta, Sociedade Brasileira e Rejuvenescimento da Audiência14 de maio de 2025 - 13:22
  • #167 – Alex Brunello – “Olha a Vaga” e Headhunter para Agências de Comunicação.17 de abril de 2025 - 18:38
  • #166 – Elisangela Peres, CEO do Marcas Pelo Mundo – Trajetória, Liderança e Empreender no Feminino.8 de abril de 2025 - 12:19
  • #165 – Luiz Lara, Presidente do Cenp e Chairman da Lew’Lara\TBWA – Publicidade, Mercado e Jornada8 de abril de 2025 - 11:24
  • #164 – Heloisa Santana, Presidente da AMPRO – Marketing Promocional, 120 dias e outros desafios3 de setembro de 2024 - 12:57

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Iniciativas
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
  • Novidades
  • Área do associado
  • Associe-se
Belas Artes é Bicampeã do Concurso Universitário de Campanhas Publicitá...APP transforma sede em espaço de coworking
Scroll to top