• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Iniciativas
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
    • Agenda
    • Fest’Up
      • Festup 2024
      • Fest’Up 2023
      • Festup 2022 – Warming
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

“Tomara que caia” a nossa ficha, isso sim!

18 de março de 2020/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

Por Priscila Stoliar, Gerência De Marketing do SBT

Este ano senti que a discussão em torno do Dia Internacional das Mulheres teve uma evolução nas empresas, principalmente puxada pelas próprias mulheres, que passaram a expor mais a questão, os números, as discrepâncias, endereçar melhor os problemas e até a assumir mais a questão da sororidade, que era algo mais velado entre nós. Que bom! As próprias empresas, entendendo melhor a oportunidade, também passaram a promover mais o tema, mesmo que muitas vezes de maneira “marketeira”. Que bom também! Afinal, temos que ter um ponto de partida, mesmo que com delay. Mas ainda estamos longe da configuração ideal, a tão sonhada equidade.

Existe uma distinção absurda entre os gêneros, que deve ser respeitada e melhor aproveitada. O “fator mulher” é o que muitas vezes faz a gente equilibrar tantos pratos ao mesmo tempo com excelência, mas também o que nos oprime tanto por nos deixar sobrecarregadas e, o pior, ainda não ter a remuneração, cargo e benefícios devidos, dentro de culturas corporativas ainda tão patriarcais e machistas.   

E “tomara que caia” a nossa ficha, porque trocar o nome da roupa não vai nos ajudar a ganhar o jogo, muito pelo contrário. Nada contra a campanha – de uma marca brasileira muito democrática e que inclusive gosto -, acho maravilhoso ver as marcas dando força ao movimento da diversidade. As marcas são personas, tem voz, atitude, são ouvidas pelo consumidor, mas nesse caso não é sobre isso, a reflexão vai muito além.

As mulheres são maioria da população no Brasil. Vivem mais tempo, têm mais educação formal. No entanto, o número de mulheres desempregadas é 29% maior que o de homens. E quando falamos das posições de liderança, embora a porcentagem de mulheres CEOs no Brasil tenha crescido de 5% em 2015 para 16% em 2017, elas ainda representam apenas 2,8% dos cargos mais altos. É sobre isso que estou falando, o “buraco” de fato é bem mais embaixo.

Precisamos aproveitar que a água bateu na bunda e os holofotes estão virados para nós para fazer a sociedade enxergar em profundidade a nossa maneira de ver e desejo de nos expor ao mundo. E que junto com isso, a gente ganhe espaços nas lideranças de empresas, do marketing e da criação, sem que isso nos modifique. Sim, é chegar lá sem nos obrigarmos a falar grosso ou assassinarmos o sonho de nos tornarmos mães – que, a propósito,  nos torna líderes ainda mais fortes. Afinal, ser sensível e multifacetada estão em nossa lista de qualidades e deveriam ser exploradas e recompensadas devidamente.

Se o argumento da equidade e justiça não forem suficientes para isso avançar, que então pelo menos o mundo corporativo passe a entender melhor que mais de 80% do poder de compra neste país está nas nossas mãos. 

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2020/03/priscila-sbt1-scaled-1.jpg 2252 2560 Jessica /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2020-03-18 10:08:282020-03-18 10:08:28“Tomara que caia” a nossa ficha, isso sim!
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26
  • ARTIGO: Marque presença. Pra valer!9 de março de 2025 - 01:14
  • ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?24 de fevereiro de 2025 - 10:53

APPCAST

  • #168 – Henrique Collor – TV Aberta, Sociedade Brasileira e Rejuvenescimento da Audiência14 de maio de 2025 - 13:22
  • #167 – Alex Brunello – “Olha a Vaga” e Headhunter para Agências de Comunicação.17 de abril de 2025 - 18:38
  • #166 – Elisangela Peres, CEO do Marcas Pelo Mundo – Trajetória, Liderança e Empreender no Feminino.8 de abril de 2025 - 12:19
  • #165 – Luiz Lara, Presidente do Cenp e Chairman da Lew’Lara\TBWA – Publicidade, Mercado e Jornada8 de abril de 2025 - 11:24
  • #164 – Heloisa Santana, Presidente da AMPRO – Marketing Promocional, 120 dias e outros desafios3 de setembro de 2024 - 12:57

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Iniciativas
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
  • Novidades
  • Área do associado
  • Associe-se
Premiação do FestVideo foi adiada para evitar a disseminação do coronav...Ênio Vergeiro relembra trajetória e ressalta importância da APP
Scroll to top