• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Iniciativas
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
    • Agenda
    • Fest’Up
      • Festup 2024
      • Fest’Up 2023
      • Festup 2022 – Warming
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

No mundo digital, o rádio multiplataforma ganha nova relevância

28 de novembro de 2019/0 Comentários/em Artigos, Mídia/por Jessica

Por Nextdial

Para Silvio Soledade, VP da APP Brasil, o desafio é saber como atuar nas ondas do digital e medir corretamente a audiência online

As emissoras de rádio ganharam uma nova relevância e um novo canal de veiculação de seu conteúdo a partir da consolidação do mundo digital, conquistando uma abrangência de sinal muito além do tradicional dial, este muito limitado às faixas de frequência regionais, regidas sob a legislação de concessão pública. Com a Internet é possível ouvir a rádio preferida de sua cidade em qualquer do planeta. Com isso, o mercado publicitário ganhou, também, uma nova mídia. O desafio é saber como atuar nas ondas do digital.

Para Silvio Soledade, VP da APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda, o rádio, assim como os demais veículos de comunicação/mídias, estão se renovando e aprendendo a atuar com as novas formas de consumo de informação. Para ele, o rádio se tornou multiplataforma e vem aprendendo a se apoiar nas novas tecnologias para entregar o seu conteúdo. “É um caminho sem volta. Ou ele faz isso, ou perde a sua relevância. Ou ele se adapta à nova realidade e às necessidades do ouvinte e do mercado publicitário, ou deixa de existir. Felizmente, o que vemos é que o rádio é um dos meios de comunicação que mais tem se aproveitado do digital e vem reforçando a sua relevância para seus diversos públicos”, afirma ele.

O rádio tem como aliada a qualidade da publicidade brasileira para se aproveitar do melhor que o universo digital oferece. “A publicidade brasileira é uma das mais criativas do mundo, com uma infinidade de prêmios internacionais, e o rádio poderá ser beneficiado por isso se aprender a lidar com as novas tecnologias e entender o que o ouvinte digital quer receber”, destaca o Soledade.

Do lado dos profissionais, o VP da APP Brasil entende que existe uma nova demanda de profissionais no ambiente digital e que é necessário capacitar esta turma para atender ao mercado. A APP Brasil – segundo ele – começou a observar esta movimentação no mundo digital e passou a analisar as oportunidades para os seus associados. “A APP nasceu para valorizar o profissional de comunicação e propaganda, de todas as áreas do setor:  gráficos, imprensa, criação, marketing, rádio, TV e agora, Internet e o mundo digital. Temos que aproveitar as oportunidades”, afirma ele.

Morre a rádio pasteurizada e nasce a emissora digital multiplataforma

Por muitos anos – nas décadas de 80 e 90 – antes da Internet, as emissoras de rádios ofereceram uma programação horizontal, pasteurizada, em detrimento da programação local, em rede nacional e com conteúdo genérico, sem relevância. A razão disso era a necessidade de sobrevivência via redução de custos. Na análise de Silvio Soledade, a Internet fez nascer uma nova rádio, focada em aprender e aproveitar o que as tecnologias passaram a oferecer na entrega de conteúdo vertical. “Se não havia alternativa para os radiodifusores, agora estamos aprendendo a compreender o que realmente o ouvinte quer: conteúdo. Muitos novos programas nasceram e o podcast vem ganhando notoriedade. O desafio é saber fazer esta medição corretamente desta audiência e das preferências do ouvinte”, destaca Soledade.

Conhecer e medir a audiência: novo desafio do online

Se o rádio vem se modernizando, despertando a atenção do mercado de publicidade e dos anunciantes, o novo desafio agora é saber medir a sua audiência no mundo online, saber qual é o real engajamento, que – somado à agilidade que o rádio sempre teve -, faz com que os resultados sejam mais expressivos para as marcas. “Por esta razão, é necessário se atentar às novas tecnologias capazes de medir quem é ouvinte, onde ele está e quando ele se conecta à programação, seja por meio de agregadores, web e aplicativos”, afirma o VP da APP Brasil.

E qual o futuro do rádio?

“Se houve uma mudança de comportamento do ouvinte, foi a Internet que permitiu isso”, enfatiza Silvio Soledade. “Nas grandes cidades, as pessoas passaram a ouvir rádio apenas no carro. Com a internet, os ouvintes migraram para sites e aplicativos, impulsionados também por novos modelos de smartphones que não trazem o aplicativo de rádio embarcado. Para ouvir rádio, só via aplicativos agregadores ou app próprio da emissora preferida. O desafio das emissoras de rádio é saber o que o seu público quer.

“A vantagem do digital é que a tecnologia possibilita promover o engajamento de públicos diversos, localizados, por nichos. Mesmo sendo vertical, mas em abrangência nacional e internacional, uma vez que dial digital não tem limites. Na APP Brasil estamos firmando parcerias com profissionais e empresas inovadoras para proporcionar ao profissional de propaganda e publicidade – e também aos anunciantes – os meios para o desbravamento deste novo mundo, repletos de desafios, é verdade, mas com possibilidades e oportunidades infinitas”, finaliza Silvio Soledade.

Créditos Nextdial:
https://www.nextdial.com.br/no-mundo-digital-o-radio-multiplataforma-ganha-nova-relevancia/

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2019/11/whatsapp-image-2019-11-27-at-23-11-13-1.jpeg 1280 960 Jessica /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2019-11-28 11:27:112019-11-28 11:27:11No mundo digital, o rádio multiplataforma ganha nova relevância
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26
  • ARTIGO: Marque presença. Pra valer!9 de março de 2025 - 01:14
  • ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?24 de fevereiro de 2025 - 10:53

APPCAST

  • #168 – Henrique Collor – TV Aberta, Sociedade Brasileira e Rejuvenescimento da Audiência14 de maio de 2025 - 13:22
  • #167 – Alex Brunello – “Olha a Vaga” e Headhunter para Agências de Comunicação.17 de abril de 2025 - 18:38
  • #166 – Elisangela Peres, CEO do Marcas Pelo Mundo – Trajetória, Liderança e Empreender no Feminino.8 de abril de 2025 - 12:19
  • #165 – Luiz Lara, Presidente do Cenp e Chairman da Lew’Lara\TBWA – Publicidade, Mercado e Jornada8 de abril de 2025 - 11:24
  • #164 – Heloisa Santana, Presidente da AMPRO – Marketing Promocional, 120 dias e outros desafios3 de setembro de 2024 - 12:57

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Iniciativas
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
  • Novidades
  • Área do associado
  • Associe-se
A APP agilizando soluçõesMoney Report homenageia destaques de 2019
Scroll to top