• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Iniciativas
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
    • Agenda
    • Fest’Up
      • Festup 2024
      • Fest’Up 2023
      • Festup 2022 – Warming
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Walter Longo fala sobre o Trilema Digital no 21° Festival Mundial de Publicidade de Gramado

8 de junho de 2017/0 Comentários/em Mercado/por Jessica

A edição de 2017 do Festival Mundial de Publicidade de Gramado iniciou ontem,  7 de junho, com a palestra “O Trilema Digital”, ministrada pelo Presidente do Grupo Abril, Walter Longo. Ele discursou sobre os principais “trilemas” que a tecnologia e a sociedade globalizada provocaram no modo de pensar e agir. Longo apresentou as questões de Exteligência, Tribalismo e Compartilhamento e as classificou como trilemas, pois não as julga como problemas. Afirmou que as notícias amargas de tempos difíceis são o custo que temos para criar um novo Brasil: “São as dores de parto de um novo país, não sabemos se será cesariana, ou natural, mas um novo país, que com muito orgulho e felicidade vamos entregar aos jovens”, explica.
Com a apresentação do trilema, Longo fez um alerta a todos sobre os desafios, responsabilidades e impactos determinantes que o universo digital traz para a sociedade e a economia, sendo o primeiro deles a Exteligência, fenômeno causado pela falta de curiosidade. “Antigamente todas as informações eram guardadas na memória, hoje, tudo o que queremos saber está disponível ao toque de um botão, o que é espetacular para a sociedade, porém, sem informação na cabeça os neurônios não fazem sinapse, ou seja, não há criatividade e geração de insights”, afirma o palestrante. Segundo Longo, isso nos leva a exteligência em rede, onde existe a perda na qualidade do pensamento. “Sem o combustível do pensamento, não vamos muito longe. A curiosidade é uma atitude ativa e não passiva, estamos no momento em que mais podemos aprender e não queremos aprender, pois a internet nos liberta de cruzar o que não temos interesse”.
O segundo trilema trata-se do Tribalismo, ou seja, nada do que é diferente nos atrai: “Quando eu era mais novo, acabava por fazer tudo o que meus pais faziam, ouvia música clássica junto com o meu pai, mesmo não gostando, o que com o tempo, se tornou um hábito e eu acabei por apreciar esse estilo musical, o que hoje não acontece. O que contradiz a nossa opinião não nos interessa e não queremos saber”, exemplifica. Segundo Longo, é preciso ampliar os horizontes para o contraditório, pois ele força a rever, confirmar e até mesmo alterar certos conceitos, gostos e opiniões, muitas vezes desconhecidas. “Só lemos opiniões que estejam de acordo com as nossas crenças. Além disso, são formados grupos que discutem temas como política e até mesmo ciência, para combater outros grupos que pensam diferente. Estamos assistindo o fim do contraditório e a perda de opinião, isso se reflete na indiferença e na violência”, completa.
Já o terceiro trilema trata-se da questão dos riscos do compartilhamento e consumo consciente, nesta questão, o palestrante afirma que o mundo valoriza cada vez mais a redução do consumo e isso apresenta um enorme risco para a desaceleração da espiral econômica. “Um exemplo disso são empresas como o Airbnb, que embora sejam fundamentais para o desenvolvimento sustentável, pois representam menos construções de hotéis, apartamentos e, consequentemente, menos emprego e geração de renda”. Longo questionou sobre como vamos reduzir o consumo, mas avaliar o sucesso de uma empresa pelos seus números de produções e expansão? Para o palestrante, é necessário avaliar os modelos e encontrar uma solução para a crise eminente.
O palestrante finalizou com a afirmação de que a beleza da raça humana está na capacidade de encontrar soluções para tudo e continuar evoluindo. “Se não fossemos pessimistas talvez não encontrássemos soluções tão rápidas,  pessimistas são fundamentais na sociedade”. Longo concluiu a palestra com a ideia de que ser sustentável é contribuir com inteligência e criatividade, para tanto, é necessário abraçar o contraditório, colocar ideias na cabeça e fazer diferente para fazer a diferença.

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2017/06/crdito-cristina-limapucrs.jpg 1248 1335 Jessica /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2017-06-08 17:41:092017-06-08 17:41:09Walter Longo fala sobre o Trilema Digital no 21° Festival Mundial de Publicidade de Gramado
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26
  • ARTIGO: Marque presença. Pra valer!9 de março de 2025 - 01:14
  • ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?24 de fevereiro de 2025 - 10:53

APPCAST

  • #168 – Henrique Collor – TV Aberta, Sociedade Brasileira e Rejuvenescimento da Audiência14 de maio de 2025 - 13:22
  • #167 – Alex Brunello – “Olha a Vaga” e Headhunter para Agências de Comunicação.17 de abril de 2025 - 18:38
  • #166 – Elisangela Peres, CEO do Marcas Pelo Mundo – Trajetória, Liderança e Empreender no Feminino.8 de abril de 2025 - 12:19
  • #165 – Luiz Lara, Presidente do Cenp e Chairman da Lew’Lara\TBWA – Publicidade, Mercado e Jornada8 de abril de 2025 - 11:24
  • #164 – Heloisa Santana, Presidente da AMPRO – Marketing Promocional, 120 dias e outros desafios3 de setembro de 2024 - 12:57

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Iniciativas
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
  • Novidades
  • Área do associado
  • Associe-se
Confira nosso presidente Ênio Vergeiro no STJ Cidadão sobre publicidade i...Como prospectar sem perturbar?
Scroll to top