• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Iniciativas
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
    • Agenda
    • Fest’Up
      • Festup 2024
      • Fest’Up 2023
      • Festup 2022 – Warming
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

ARTIGO: Shopping trem

14 de junho de 2024/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

Trabalho com vendas publicitárias, então tudo que remete à comercialização me chama atenção. Se dormimos 08 horas, vendemos e compramos pelo menos 16 horas por dia, mesmo que isso não fique claro. Olhe a sua volta, lembre-se do dia de ontem, de minuto a minuto estamos negociando com alguém, seja por um objeto, uma situação, com o cônjuge, não tem como fugir.

Abandonei o automóvel há cinco anos. Meu transporte agora é o trem, especificamente o Metrô e a CPTM. Entre 10h e 17h, temos em ação o “SHOPPING TREM” — o comércio ambulante, uma realidade que existe há anos e tudo indica que seguirá existindo, fazendo parte do cotidiano paulistano.

A venda acontece de forma rápida, certeira, temos quase tudo. A turma da FGV, ESPM e até Harvard etc. deveriam entrar no vagão e ver como o jogo é jogado. De uma estação a outra o tempo médio é de 2 minutos, a venda tem que acontecer neste período. Chegando na próxima estação o tempo termina, as portas se abrem e o cliente vai embora.

Hoje mesmo, presenciei um rapaz vendendo fatiador de legumes ao vivo e a cores, depois outro oferecendo caixas de som, também uma moça vendendo paçocas e assim eles vão rodando de vagão em vagão.

O vagão mais disputado é o segundo, logo depois do carro em que tem a central de comando ou maquinista, porque já deixa o vendedor perto das escadas nas estações, caso tenha que evadir rapidamente. Em cada vagão cabem em média 350 pessoas, olha que potencial de mercado!

O melhor dia é sábado, quando, segundo os vendedores, os passageiros estão nos trens por lazer e têm mais disposição em comprar.

O vendedor do Shopping Trem deve ter um radar muito apurado. Afinal, a qualquer momento a segurança pode surgir, que é ao mesmo tempo o melhor e pior cliente. Melhor porque leva toda a produção, pior porque, claro, não paga, confisca.

Com exatidão medem com precisão o humor do vagão, dos passageiros, enfim do seu cliente. Começam a venda, sempre com uma saudação, um pedido de desculpas pela intromissão. A leitura do rosto e da intenção do comprador deve ser precisa. Vender é esbanjar simpatia, frases de impacto, gestos marcados. São muito bons no que fazem.

A tática mais conhecida para vender no Shopping Trem é colocar o produto no colo ou nas mãos dos passageiros.

Lá fora o tempo nublou, vendem capas de plástico dentro. Roupa manchou? Temos tiradores de mancha. Pernilongos em excesso? Raquetes elétricas.

Um único ambulante oferece bala Fini, chiclete Mentos e saquinho de amendoim doce, salgado e sem pele, chocolates de todas as marcas.

Eles fazem viagens curtas para não dar tempo de serem alvos de denúncias de passageiros. O vai-vém diário pode durar apenas uma estação.

Opa, a próxima estação é a Pinheiros, cheguei no meu destino, até a próxima.

Gostou do conteúdo? Acesse nossa home e veja mais.
Acompanhe também nosso perfil nas mídias sociais.

Quer saber de tudo o que está rolando no Cannes Lions 2024?
Acompanhe de forma exclusiva nossa cobertura no maior festival de criatividade do mundo!

—

por Adão Casares

Publicitário “6.0”, Adão Casares é CCO | Chief Curiosity Officer da CAO MKT Mídia Móvel, Diretor de Comunicação da APP Brasil, copywriter, professor de mídia e sócio do PiroGeralBrecho. Tem mais de 30 anos de carreira com passagens por Leo Burnett Tailor Made, Lew`Lara, Fischer e Justus, Grey Brasil, WMcCann, AlmapBBDO e veículos de mídia.

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2024/06/Shopping-trem.png 614 942 Jessica /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2024-06-14 17:00:422024-06-14 17:00:42ARTIGO: Shopping trem
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26
  • ARTIGO: Marque presença. Pra valer!9 de março de 2025 - 01:14
  • ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?24 de fevereiro de 2025 - 10:53

APPCAST

  • #168 – Henrique Collor – TV Aberta, Sociedade Brasileira e Rejuvenescimento da Audiência14 de maio de 2025 - 13:22
  • #167 – Alex Brunello – “Olha a Vaga” e Headhunter para Agências de Comunicação.17 de abril de 2025 - 18:38
  • #166 – Elisangela Peres, CEO do Marcas Pelo Mundo – Trajetória, Liderança e Empreender no Feminino.8 de abril de 2025 - 12:19
  • #165 – Luiz Lara, Presidente do Cenp e Chairman da Lew’Lara\TBWA – Publicidade, Mercado e Jornada8 de abril de 2025 - 11:24
  • #164 – Heloisa Santana, Presidente da AMPRO – Marketing Promocional, 120 dias e outros desafios3 de setembro de 2024 - 12:57

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Iniciativas
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
  • Novidades
  • Área do associado
  • Associe-se
ARTIGO: A mesa, a nossa primeira rede socialAPP Brasil realiza reunião mensal de Diretoria na ESPM Tech, em SP
Scroll to top