• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Iniciativas
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
    • Agenda
    • Fest’Up
      • Festup 2024
      • Fest’Up 2023
      • Festup 2022 – Warming
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Todos somos criativos

15 de dezembro de 2023/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

Essa semana fui convidado pelos nossos clientes Filippo e Thayza, da Youse Seguros, para falar com o grupo multidisciplinar da empresa que está planejando o ano que vem. O assunto, criatividade.

Fico sempre muito esperançoso de maneira geral com o mercado quando as empresas de ambientes tecnológicos se abrem para falar sobre algo que até pouco tempo atrás não era top 5 nos assuntos mais discutidos. Como estimular, exercitar, apurar o critério para evoluir na arte de entreter e informar. Alguns assuntos:

Comecei com uma verdade que sempre me provocou curiosidade: todos somos criativos. Até os 7 anos somos artistas talentosos e promissores, sonhamos o tempo todo e conseguimos nos encantar com pouco ou quase nada. Procuramos formas simples e criativas de nos comunicarmos com o mundo. Depois de um tempo, por algum motivo, esse talento nato vai sendo apenas um dos ingredientes de uma construção de uma pessoa adulta. Mas alguns mantêm isso.

Buscar a criatividade no que fazemos é iniciar o processo de colocar esse garoto no comando novamente. Ele está lá em algum lugar e você o invoca quando aceita que pode fazer coisas ridículas, ruins até, mas que vai se divertir fazendo isso. É aí que você estende sua mão a essa criança interna e topa andar junto pelo caminho da criatividade.

Entre outras frases piegas que proferi, mas nas quais acredito muito, falamos sobre critério, que basicamente é ouvir não o tempo todo sem acordar desse modo emocional de buscar soluções que colaborem com empresas e organizações na busca por solucionar problemas. Considero o não como parte do processo. O não esculpe a ideia. Preservar a criatividade é ouvir imensos não sem desistir ou ficar parado. Mas evoluir. Outro assunto que abordei, a criatividade é cloud. Tá tudo numa massa de modelar do inconsciente coletivo, obviamente invisível, que se chama cultura. Cultura é uma grande sinapse. E para acessar essas ideias precisamos nos conectar com aquilo que não conseguimos ver, mas que esta por aí. Basta nos voltarmos para o lugar certo e baixar as ideias no papel. Nós somos antenas.

É por isso que a indústria global de criatividade alcançou excelência em sua atuação. Em grande parte porque as mensagens publicitárias precisam entreter, se colocar na mesma frequência dos sonhos das pessoas. Afinal, o que toda a gente faz é sonhar, 90% do tempo.

A criatividade conecta o sonho da marca com os sonhos das pessoas. O sonho, a inspiração e o desejo são as riquezas intangíveis que ninguém tira das pessoas porque elas guardam isso no coração.

Mas criatividade tem muito de disciplina. Manter-se na busca por uma ideia mesmo depois de ter 50 ou 60 delas rejeitadas. O ego te pergunta o tempo todo se viver assim no mundo da criatividade vale a pena. É preciso disposição para continuar criativo.

No fim das contas, vemos hoje uma profusão de fontes de números, dados, inteligência de dados virando commodities que você adquire no cartão de crédito por poucos reais. E são importantes, enquanto a criatividade segue sendo muito bem remunerada. Talvez não como foi outrora, mas ainda hoje uma profissão digna que permite centenas de milhares de pessoas no país a cuidarem de suas famílias.

A conversa foi por aí, ótima. Anos atras publiquei um livro sobre o tema pela Editora Nobel. “Manual prático de criação publicitaria”, Ilustrado por Marcelo Correa. Talvez esteja na hora de uma reedição atualizada e ampliada. A primeira frase seria: todos são criativos. O ponto é fazer isso 12 horas por dia, todos os dias, por mais de 25 anos.

Flavio Waiteman é CCO-founder da Tech and Soul
flavio.waiteman@techandsoul.com.br

Publicação no Propmark: https://propmark.com.br/opiniao/todos-somos-criativos/

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2023/12/Flavio.png 672 1398 Jessica /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2023-12-15 08:39:022023-12-15 08:39:02Todos somos criativos
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26
  • ARTIGO: Marque presença. Pra valer!9 de março de 2025 - 01:14
  • ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?24 de fevereiro de 2025 - 10:53

APPCAST

  • #169 – Rodolfo Campitelli – Fusões, Aquisições e Empreender no mercado publicitário19 de maio de 2025 - 13:21
  • #168 – Henrique Collor – TV Aberta, Sociedade Brasileira e Rejuvenescimento da Audiência14 de maio de 2025 - 13:22
  • #167 – Alex Brunello – “Olha a Vaga” e Headhunter para Agências de Comunicação.17 de abril de 2025 - 18:38
  • #166 – Elisangela Peres, CEO do Marcas Pelo Mundo – Trajetória, Liderança e Empreender no Feminino.8 de abril de 2025 - 12:19
  • #165 – Luiz Lara, Presidente do Cenp e Chairman da Lew’Lara\TBWA – Publicidade, Mercado e Jornada8 de abril de 2025 - 11:24

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Iniciativas
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
  • Novidades
  • Área do associado
  • Associe-se
Confira os finalistas do Concurso de TCC 2023 Prêmio Prof. Ricardo RamosCONCURSO DE TCC DA APP BRASIL TEM RECORDE DE INSCRIÇÕES E PARTICIPANTES DE...
Scroll to top