• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Iniciativas
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
    • Agenda
    • Fest’Up
      • Festup 2024
      • Fest’Up 2023
      • Festup 2022 – Warming
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Será que ainda somos criativos?

17 de novembro de 2023/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

Por Ênio Vergeiro, Founder and CEO na Q&A e diretor da APP Brasil.

Hoje, 17 de novembro, comemoramos o Dia da Criatividade. No universo da publicidade, a criatividade é a força propulsora que impulsiona campanhas memoráveis, conecta marcas a públicos e transcende as barreiras do convencional.

Um dia propício para relembrar algumas campanhas que se tornaram parte da nossa história e, certamente, estão gravadas em nossas memórias. Campanhas que não se limitam a vender produtos, mas também contam histórias, provocam reflexões, emocionam e deixam marcas memoráveis.

Já que estamos na época de cantar “o Natal vem vindo, vem vindo o Natal”, é impossível não falarmos de Coca-Cola e sua icônica campanha natalina. Um verdadeiro fenômeno sazonal que ultrapassa a mera promoção de refrigerantes, a campanha de Natal da Coca-Cola consolidou-se como um símbolo universal da temporada. Desde 1931, historicamente, o Papai Noel da marca estampa anúncios, acumulando quase cem anos de criatividade e inovação que, ainda hoje, em 2023, é notável expectativa para acompanhar as caravanas de Natal que percorrem todo o Brasil.

Falando em Natal, mas em tempos atuais, não poderia deixar de citar a campanha da empresa de serviços financeiros Capital One, lançada recentemente, que apresenta o ator John Travolta, interpretando um Papai Noel dançante andando pelas ruas, ao som de “Stayin’ Alive”, dos Bee Gees, relembrando o famoso filme do qual foi protagonista no final dos anos 70, “Os Embalos de Sábado à Noite”. Um acerto genial que mistura nostalgia e boas memórias.

Voltando às nossas inesquecíveis criações, como não lembrar do “já é hora de dormir” com Cobertores Parahyba, “Quem bate? É o frio…” das Casas Pernambucanas, as lancheiras dos Biscoitos São Luiz, o tempo voador da Poupança Bamerindus, a agilidade do Toddy Instantâneo e a delícia das Groselhas Milani. Também podemos citar comerciais mais recentes como a “pipoca na panela”, do Guaraná Antarctica, as inúmeras versões de Bombril, os bichinhos da Parmalat, “dois hambúrgueres, alface” do McDonald’s e tantas outras produções que são rapidamente lembradas até hoje.

Visitando este passado, não poderia deixar de citar um dos mais incríveis e emocionantes comerciais da Chevrolet. Se você também viveu as campanhas dos anos 80, certamente irá recordar do sucesso da produção “É no silêncio de um Chevrolet”. Um jingle criado pelo cantor e compositor Zé Rodrix, que também aparece no comercial tocando teclado, seu instrumento preferido.  “É no silêncio de um Chevrolet, que meu coração bate mais alto…”

Mas será que ainda somos criativos?

Olhando para os dias atuais, sabemos que criatividade nunca foi um problema para nossos profissionais, reflexo desta afirmação está no espetáculo que o Brasil apresenta anualmente no Festival de Cannes, um dos eventos de publicidade mais conceituados globalmente. E os números atestam isso: em 2021, o Brasil conquistou 67 Leões; em 2022, elevou esse número para 70 premiações. Neste ano, foram 92 Leões garantidos para nossa publicidade, para nosso empenho e para nossa criatividade.

Assim, ao nos questionarmos sobre a persistência da criatividade, encontramos respostas evidentes no legado de campanhas atemporais e nos feitos que continuam a moldar o cenário publicitário brasileiro. A criatividade não apenas permanece, mas avança em novas e emocionantes formas, prometendo continuar a inspirar e encantar as audiências por muitos anos.

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2023/11/SERA-QUE-AINDA-SOMOS-CRIATIVOS-3.jpg 1080 1920 Jessica /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2023-11-17 18:22:232023-11-17 18:22:23Será que ainda somos criativos?
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26
  • ARTIGO: Marque presença. Pra valer!9 de março de 2025 - 01:14
  • ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?24 de fevereiro de 2025 - 10:53

APPCAST

  • #169 – Rodolfo Campitelli – Fusões, Aquisições e Empreender no mercado publicitário19 de maio de 2025 - 13:21
  • #168 – Henrique Collor – TV Aberta, Sociedade Brasileira e Rejuvenescimento da Audiência14 de maio de 2025 - 13:22
  • #167 – Alex Brunello – “Olha a Vaga” e Headhunter para Agências de Comunicação.17 de abril de 2025 - 18:38
  • #166 – Elisangela Peres, CEO do Marcas Pelo Mundo – Trajetória, Liderança e Empreender no Feminino.8 de abril de 2025 - 12:19
  • #165 – Luiz Lara, Presidente do Cenp e Chairman da Lew’Lara\TBWA – Publicidade, Mercado e Jornada8 de abril de 2025 - 11:24

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Iniciativas
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
  • Novidades
  • Área do associado
  • Associe-se
#147 – Love Brands#148 – Virada da Consciência
Scroll to top