• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Iniciativas
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
    • Agenda
    • Fest’Up
      • Festup 2024
      • Fest’Up 2023
      • Festup 2022 – Warming
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

O Poder da Sopa de Letrinhas

14 de maio de 2015/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

ANATEC, ABEMD, ANJ, ANER, ABAP, APP, IVC, ABIGRAF, CENP, CONAR,   algumas das entidades relacionadas diretamente ao nosso negócio. Entenda-se, como “nosso negócio”, Comunicação, Publicidade, Gráfica, Marketing Digital, Marketing Direto, enfim toda cadeia produtiva da nossa atividade.
Principalmente para os mais jovens, isso tudo é uma sopa de letrinhas dura de engolir. Você talvez conheça ou até se relacione com algumas dessas instituições, ou talvez não dê importância para o que elas fazem.
A medida que novas questões profissionais são colocadas pelo mercado, a relevância das instituições é o fundamental valor da sua efetiva participação nos grupos dispostos a fazer diferença no segmento em que atuam se tornam visíveis.
Existem centenas de exemplos práticos de executivos de pequenas, médias e grandes empresas, que reservam espaço, em suas agendas pessoais, para participarem deste grupo, com retorno muito bom para suas próprias organizações, praticamente em primeira mão.
Nós defendemos enfaticamente a participação efetiva em Associações de Classe por diversas razões e, abaixo, relacionamos algumas:
1 – É lá que profissionais com interesses comuns têm a oportunidade de criar melhores e mais amplas condições para sua efetiva atuação no mercado;
2 – Juntos somos muito mais fortes. Ao travar uma batalha isolada de interesse do segmento, a chance de vitória é sempre absurdamente menor quando comparada a uma luta coletiva, tendo o escudo de uma associação forte;
3 – Conhecimento e troca de experiências. Encontrar e interagir com seus pares é sempre uma excelente oportunidade de trocar ideias, informações, fazer benchmark, comparar práticas objetivando melhorias;
4 – Contribuir com o mercado. Sim, o processo de melhoria é de mão dupla: é preciso dar para receber. A disposição genuína em ajudar, acredite, é sempre recompensada com o retorno positivo;
5- Redes Sociais. Se as redes sociais virtuais viraram uma panaceia, capaz de curar todos os males, veja a sua Associação como uma dessas redes. A diferença é que esta gera uma demanda de comprometimento maior e tem ações off-line altamente produtivas. Mas não deixa de ser uma rede social, no sentido mais amplo do termo;
6 – Projeção. Sim, o envolvimento com boas Associações é um instrumento efetivo de projeção pessoal/profissional. Logicamente quem o faz de forma ostensiva dá um tiro no pé, mas aqueles que se dedicam verdadeiramente e fazem sua contribuição inquestionável têm todo o direito de conquistar visibilidade e reconhecimento da sociedade;
7 – Benefícios especiais. Conseguir benefício especial atuando isoladamente, por exemplo, para parcerias empresariais, tarifas e serviços diferenciados em alguns serviços, descontos em seminários e muitos outros desta natureza, é sempre difícil. Quando há uma instituição que lidera negociações com vantagens ou benefícios para seus associados, os interlocutores se tornam muito mais receptivos;
8 – Advocacy/Lobby. Você pode até torcer o nariz para esses termos, mas uma coisa é certa, quando você junta força com seus pares, é possível reivindicar condições mais favoráveis nos órgãos oficiais/governamentais. Isso é muito importante para o nosso segmento. Quando feito de forma ética e respeitosa, é um instrumento lícito e eficaz.
Pois bem, se todos estes argumentos ainda não foram fortes o suficiente para você enxergar a sua necessidade e da sua empresa de participar nas Associações de Classe que estimulam a coletividade, pense no simples prazer de encontrar pessoas, trocar ideias e fazer networking. Tudo isso está entre os ingredientes desta suculenta sopa de letrinhas. Se você está no Facebook, Linkedin, Twiter ou outras redes sociais, pense naqueles que estão ligados diretamente à sua vida profissional.
Finalizando, se você ainda acha que esse assunto de Associação é coisa antiga, pense duas vezes, e reavalie sua opinião.
Artigo original elaborado por Alexis Thuller Pagliarini (Diretor de Marketing e Rel.Coorporativo do World Trade Center –São Paulo) alexis.pagliarini@wtceventscenter.com.br e adaptado por Pedro Renato Eckersdorff (Presidente Executivo da Anatec) pedrorenato@anatec.org.br.

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2015/05/pre.jpg 1551 1122 Jessica /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2015-05-14 13:48:562015-05-14 13:48:56O Poder da Sopa de Letrinhas
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26
  • ARTIGO: Marque presença. Pra valer!9 de março de 2025 - 01:14
  • ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?24 de fevereiro de 2025 - 10:53

APPCAST

  • #168 – Henrique Collor – TV Aberta, Sociedade Brasileira e Rejuvenescimento da Audiência14 de maio de 2025 - 13:22
  • #167 – Alex Brunello – “Olha a Vaga” e Headhunter para Agências de Comunicação.17 de abril de 2025 - 18:38
  • #166 – Elisangela Peres, CEO do Marcas Pelo Mundo – Trajetória, Liderança e Empreender no Feminino.8 de abril de 2025 - 12:19
  • #165 – Luiz Lara, Presidente do Cenp e Chairman da Lew’Lara\TBWA – Publicidade, Mercado e Jornada8 de abril de 2025 - 11:24
  • #164 – Heloisa Santana, Presidente da AMPRO – Marketing Promocional, 120 dias e outros desafios3 de setembro de 2024 - 12:57

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Iniciativas
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
  • Novidades
  • Área do associado
  • Associe-se
Andar pro lado não é andar pra trásCONFIRA A PRÉ-PROGRAMAÇÃO AQUI!
Scroll to top