• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Iniciativas
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
    • Agenda
    • Fest’Up
      • Festup 2024
      • Fest’Up 2023
      • Festup 2022 – Warming
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Startup Mode

16 de junho de 2020/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

Marcio Santoro, Copresidente e Cofundador da Agência Africa

Ninguém sabia dizer o que aconteceria após as grandes guerras mundiais. Quem dirá após uma pandemia que não deixou escapar nenhum país e nenhuma esfera social.

Enquanto ninguém sabe, com certeza, como será o futuro, nos resta planejar e desenhar novos cenários, dia após dia. Quase como que se o futuro estivesse se reinventando toda vez que levantamos da cama pela manhã.

Mas essa mentalidade não foi inventada com a crise. Startups e novos negócios fazem isso desde sempre. E neste momento cercado de incertezas, sem entendermos completamente o que está pela frente, o que e como fazer, a melhor atitude é se espelhar naqueles que acordam com o brilho nos olhos de quem acabou de tirar um negócio do papel.

Vivi esse privilégio há 17 anos, quando fundamos a Africa. Um grande sonho, doze pessoas. Todas dividindo um pequeno escritório, sem saber que tipo de cliente íamos atender, que tipo de serviço íamos prestar.

E mesmo com toda nossa bagagem e história acumuladas, esse momento pede o resgate do sentimento de quem acabou de começar. Hoje, é preciso pensar uma nova empresa, fundada há apenas três meses. 

Aproveite o timing. Dê um passo para atrás e olhe tudo como se fosse a primeira vez. Pense como uma startup. É hora de revisar a cadeia inteira e se questionar. Será que este serviço está sendo prestado da melhor maneira? Que tipo de processos tenho? Será que estou com o melhor canal, o melhor preço, a melhor distribuição?

Claro. As dores e sofrimentos existem, e eles vêm com uma intensidade nunca antes vista. Mas o sonho se mantém.

Volte a olhar com atenção para o core do negócio, o core de sua entrega. Foque em quem está ao seu lado e nas pessoas que continuam trabalhando neste momento tão difícil, ajudando a fazer do sonho uma realidade.

Ser uma startup é tomar uma decisão e implementá-la de maneira muito rápida. Estar sempre preparado para defender o que está comunicando e o produto que está entregando, sempre com coragem para fazer mudanças quando necessárias. É ter sangue nos olhos e paixão pelo que se faz a todo instante.

Meu conselho nada mais é do que uma lição aprendida há 17 anos e que, há três meses, precisou ser reestudada: tenha a atitude de uma startup.

Tags: africa, marciosantoro, publicidade, startup
Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2020/06/marcio-santoro-1.jpg 865 849 Jessica /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2020-06-16 10:18:492020-06-16 10:18:49Startup Mode
Talvez você goste dos artigos
APP RIBEIRÃO DISCUTE PUBLICIDADE GOVERNAMENTAL E PROPAGANDA ELEITORAL EM 2020
A EXPERIÊNCIA DE PARTICIPAR DOS JOGOS PUBLICITÁRIOS DA APP
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26
  • ARTIGO: Marque presença. Pra valer!9 de março de 2025 - 01:14
  • ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?24 de fevereiro de 2025 - 10:53

APPCAST

  • #168 – Henrique Collor – TV Aberta, Sociedade Brasileira e Rejuvenescimento da Audiência14 de maio de 2025 - 13:22
  • #167 – Alex Brunello – “Olha a Vaga” e Headhunter para Agências de Comunicação.17 de abril de 2025 - 18:38
  • #166 – Elisangela Peres, CEO do Marcas Pelo Mundo – Trajetória, Liderança e Empreender no Feminino.8 de abril de 2025 - 12:19
  • #165 – Luiz Lara, Presidente do Cenp e Chairman da Lew’Lara\TBWA – Publicidade, Mercado e Jornada8 de abril de 2025 - 11:24
  • #164 – Heloisa Santana, Presidente da AMPRO – Marketing Promocional, 120 dias e outros desafios3 de setembro de 2024 - 12:57

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Iniciativas
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
  • Novidades
  • Área do associado
  • Associe-se
# 10 – Marketing políticoAPP Brasil - Associação dos Profissionais de PropagandaAPP Brasil - Associação dos Profissionais de Propaganda# 11 – Comunicação Corporativa como ferramenta estratégica
Scroll to top