• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Iniciativas
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
    • Agenda
    • Fest’Up
      • Festup 2024
      • Fest’Up 2023
      • Festup 2022 – Warming
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Aliança para uma publicidade sem estereótipos

28 de março de 2019/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

Diante das comemorações dos 60 anos da ABA, a parceria com a ONU Mulheres e com a Unilever, apoiada pela WFA (World Federation of Advertisers), da qual somos associadas, é um momento histórico para o ecossistema de marketing e comunicação em meio a essa celebração. Lançada em 2017, durante o Festival de Cannes, a Aliança sem Estereótipo (Unstereotype Alliance) é uma iniciativa que visa unir a indústria com o objetivo de usar o poder da propaganda para contribuir com percepções que representem a sociedade de maneira mais realista e não estereotipada. Para isso, a aliança tem desenvolvido um plano estratégico focado em três prioridades: fomentar uma cultura livre de estereótipos no ambiente de trabalho, com ênfase nas práticas de diversidade & inclusão; desenvolver princípios e diretrizes para as empresas aderirem a fim de criar representações progressistas em seus conteúdos publicitários; e impulsionar a mudança social por meio da publicidade, conscientizando o público sobre os estereótipos.
Esse é mais um degrau que alcançamos em direção ao respeito e à equidade social no universo da publicidade. Digo isso porque evitar estereótipos globalmente, em campanhas de comunicação e na sociedade em geral, compreende um processo árduo, moroso, difícil, mas não impossível. É uma questão que envolve mulheres e homens com diferentes características físicas e intelectuais, como por exemplo os negros, os obesos, os portadores de deficiência. São todos parte de uma mesma sociedade. Tratando-se do universo feminino, podemos comemorar muitas conquistas e sabemos que temos muito espaço a ocupar de forma mais coerente. Precisamos abordar e mudar essas imagens, onde quer que elas apareçam. A publicidade é um motor, particularmente, poderoso para mudar percepções e impactar as normas sociais.
Sabemos que, em pleno século 21, as mulheres ainda precisam lutar para terem os mesmos direitos dos homens. Direitos que, pelo menos no Brasil, são garantidos em uma Constituição. Mas nem sempre é assim que funciona. Para muitos, ainda é tabu mulheres ocuparem altos cargos em grandes empresas, por exemplo. O empoderamento feminino, que defende o poder de participação da mulher em todos os campos sociais, políticos e econômicos, busca a concretização do direito de todas poderem fazer parte das decisões que afetam assuntos públicos e impactam o futuro da sociedade na qual cada uma está inserida. Antenada a esta realidade, a ABA já tem colocado temas relacionados à mulher e pelo fim dos estereótipos em sua agenda estratégica. No ano passado, por exemplo, lançamos o Guia para Representação Responsável de Gênero na Publicidade, que tem o objetivo de inspirar profissionais de marketing a trabalharem com menos estereótipos em suas campanhas e lançado, há alguns dias, o Manual ABA de Boas Práticas pelo Fim do Assédio em Eventos, um guia produzido em parceria com a Think Eva, núcleo de inteligência ligado à ONG Think Olga com apoio da Ampro e da Heineken.
Portanto, o piloto da Aliança Unstereotype só reforça nosso posicionamento de mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade. E, para tratar do assunto do estereótipo na publicidade, queremos buscar novos parceiros para participar dessa discussão tão importante. Os consumidores estão ávidos por marcas com propósito, que possam ser coadjuvantes na construção de um Brasil melhor. Será uma importante iniciativa na criação de campanhas que valorizem homens e mulheres como um motor para a mudança positiva que buscamos em nossa sociedade. Muito obrigada à WFA, à ONU Mulheres e à Unilever por esta oportunidade.
Sandra Martinelli é presidente-executiva da ABA (martinelli.sandra@aba.com.br)
Artigo publicado no Propmark:
http://propmark.com.br/mercado/alianca-para-uma-publicidade-sem-estereotipos

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2019/03/sandra-martinelli-1068x1600-1.jpg 1600 1068 Jessica /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2019-03-28 13:54:402019-03-28 13:54:40Aliança para uma publicidade sem estereótipos
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26
  • ARTIGO: Marque presença. Pra valer!9 de março de 2025 - 01:14
  • ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?24 de fevereiro de 2025 - 10:53

APPCAST

  • #169 – Rodolfo Campitelli – Fusões, Aquisições e Empreender no mercado publicitário19 de maio de 2025 - 13:21
  • #168 – Henrique Collor – TV Aberta, Sociedade Brasileira e Rejuvenescimento da Audiência14 de maio de 2025 - 13:22
  • #167 – Alex Brunello – “Olha a Vaga” e Headhunter para Agências de Comunicação.17 de abril de 2025 - 18:38
  • #166 – Elisangela Peres, CEO do Marcas Pelo Mundo – Trajetória, Liderança e Empreender no Feminino.8 de abril de 2025 - 12:19
  • #165 – Luiz Lara, Presidente do Cenp e Chairman da Lew’Lara\TBWA – Publicidade, Mercado e Jornada8 de abril de 2025 - 11:24

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Iniciativas
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
  • Novidades
  • Área do associado
  • Associe-se
Projeto Encontra ProjetosFestVídeo premia criatividade de profissionais de todo país em Ribeirão ...
Scroll to top