• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Iniciativas
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
    • Agenda
    • Fest’Up
      • Festup 2024
      • Fest’Up 2023
      • Festup 2022 – Warming
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Exposição investiga a formação da fotografia publicitária brasileira

6 de dezembro de 2016/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

Um dos mais destacados segmentos da economia brasileira, a publicidade, foi estruturada na segunda metade do século passado. Uma parte significativa de seu sucesso deve-se a participação da fotografia e sua capacidade de materializar os conceitos envolvidos nas campanhas. Com curadoria de Rubens Fernandes Junior e Cristiano Burmester, a exposição Fotografia Publicitária Brasileira, reúne os mais destacados autores que participaram desta história e tem abertura prevista para o dia 19 de novembro na Casa da Imagem. A mostra foi viabilizada pela parceria entre a Associação Brasileira de Fotógrafos – ABRAFOTO e o Museu da Cidade de São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura.
Segundo o curador e pesquisador de fotografia Rubens Fernandes Junior, “Esta mostra reúne mais de setenta profissionais da fotografia publicitária brasileira atuantes nos últimos 60 anos. Desde as primeiras imagens realizadas no final dos anos 1950 até imagens produzidas em 2015. O conjunto exibido não apenas traça a evolução do discurso imagético da publicidade como também traz os principais produtos e suas campanhas que marcaram de algum modo a cultura brasileira e pontuaram hábitos de consumo.
Um núcleo pioneiro formado por Germán Lorca, Henrique Becherini, Hans Gunter Flieg, Chico Albuquerque, Otto Stupakoff e Sergio Jorge, ao lado de nomes atuais como Cristiano Mascaro, Bob Wolfenson, Marcio Scavone, Orlando Azevedo, Klaus Mitteldorf, Marcos Magaldi, Luis Crispino, Meca, Tony Genérico, Du Ribeiro, Daniel Klajmic e dezenas de outros profissionais que trabalharam duramente para qualificar a fotografia publicitária brasileira do ponto de vista técnico e estético e inseri-la no circuito internacional através de campanhas premiadas.
Vale destacar o papel fundamental desempenhado pelas agências de publicidade que potencializaram a imagem fotográfica como signo convincente e persuasivo da mensagem publicitária. As agências brasileiras estão entre as melhores do mundo e a fotografia publicitária é parte dessa complexa engrenagem mercadológica que seduz o consumidor pela criatividade e singularidade da imagem.
Esse olhar panorâmico sobre essa produção se completa com uma pequena sala munida de telas dedicadas à projeção de centenas de imagens como se fosse um imenso caleidoscópio que trouxesse para o presente, parte expressiva do melhor da fotografia publicitária realizada no Brasil. Impossível não se emocionar diante dessa incrível história que nada mais é do que a memória coletiva que atravessou diversas gerações.”
Serviço
Fotografia Publicitária Brasileira
Visitação: 19 de novembro de 2016 a 2 de abril de 2017, das 9h às 17h.
Local: Casa da Imagem
Rua Roberto Simonsen, 136-B
01017-020 Sé São Paulo
Tel. (11)3241 1081 – ramal 103
www.casadaimagem.sp.gov.br
Visitação de terça a domingo, das 9 às 17h
Entrada franca
Dispõem de acessibilidade física
Programação livre
Andreas_Heiniger
FecoHamburger
Germán_Lorca_aerowillys_praia_artificial
Gustavo_Lacerda_Abrafoto_Fusca
Hilton_Ribeiro_Crossfox Aranha
 

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2016/12/bob_wofenson_shoppingeldorado.jpg 1181 1772 Jessica /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2016-12-06 17:38:452016-12-06 17:38:45Exposição investiga a formação da fotografia publicitária brasileira
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26
  • ARTIGO: Marque presença. Pra valer!9 de março de 2025 - 01:14
  • ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?24 de fevereiro de 2025 - 10:53

APPCAST

  • #169 – Rodolfo Campitelli – Fusões, Aquisições e Empreender no mercado publicitário19 de maio de 2025 - 13:21
  • #168 – Henrique Collor – TV Aberta, Sociedade Brasileira e Rejuvenescimento da Audiência14 de maio de 2025 - 13:22
  • #167 – Alex Brunello – “Olha a Vaga” e Headhunter para Agências de Comunicação.17 de abril de 2025 - 18:38
  • #166 – Elisangela Peres, CEO do Marcas Pelo Mundo – Trajetória, Liderança e Empreender no Feminino.8 de abril de 2025 - 12:19
  • #165 – Luiz Lara, Presidente do Cenp e Chairman da Lew’Lara\TBWA – Publicidade, Mercado e Jornada8 de abril de 2025 - 11:24

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Iniciativas
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
  • Novidades
  • Área do associado
  • Associe-se
Kantar Media mapeia as 10 tendências das mídias sociais para 2017Paulo Queiroz, CEO da DM9DDB, no Foras de Série da APP
Scroll to top