• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Iniciativas
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
    • Agenda
    • Fest’Up
      • Festup 2024
      • Fest’Up 2023
      • Festup 2022 – Warming
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Os algoritmos e os robôs jornalistas

24 de maio de 2016/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

No ano passado, quando estava na SXSW, um megaevento sobre conectividade, música, cinema e educação, em Austin, Texas, vi uma passeata contra robôs. Pediam menos robôs e mais pessoas nos negócios. Agora fico sabendo pelo sueco Mikael Ahlström, CEO da Hyper Island, uma escola e consultoria de aceleração digital, que na Suécia já existem robôs escrevendo a previsão do tempo e narrativas de esportes. E ele prevê que mesmo em outras áreas será possível um robô produzir uma narrativa. Com a enorme quantidade de informações disponíveis, um robô poderá ler os dados e escrever. No esporte, podem fazer o resumo dos resultados da rodada. Fatos policiais podem ser descritos: fulano atacou sicrano pelas costas, com tantas facadas, e está preso na delegacia tal. Na Suécia alguns jornais já têm robôs-jornalistas para tarefas simples. Os algoritmos buscam e organizam esses dados, identificam oportunidades, formam grupos e tribos e facilitam o trabalho de muita gente. Vão trabalhar para os humanos. Sugerir e programar nossas próximas férias, escolher o local, reservar hotel, comprar nossas passagens, indicar e comprar passeios, marcar restaurantes, escolher o que vamos comer. E pagar. Tudo isso sem termos pedido, mas a partir da análise de hábitos nossos e de manifestações de vontade, que expressamos nas redes. Em quase todas as atividades, algoritmos e robôs já estão em pleno trabalho.
As máquinas estão aprendendo umas com as outras, numa progressão geométrica e jamais imaginada. Fascinante e assustador. Vão acabar com o trabalho de muita gente. Mas não vão conseguir acabar com a criação, a dúvida, a inquietação, o medo, a ousadia, a paixão, a singularidade que nos diferenciam no fazer cotidiano. Que os robôs facilitem o trabalho repetitivo do homem, sim. Analisar, refletir, escrever e decidir para onde vai e como vai é uma atribuição de cada cidadão que se recusa a ser comandado sem interferir no processo. É uma prerrogativa de quem pensa. E robôs não pensam! Pelo menos, por enquanto.

Alfredo Fedrizzi é jornalista, publicitário e diretor da Escala Propaganda. 

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2020/08/1897000_10207374145291281_6987036539070277453_n.jpg 729 729 Jessica /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2016-05-24 09:22:002016-05-24 09:22:00Os algoritmos e os robôs jornalistas
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26
  • ARTIGO: Marque presença. Pra valer!9 de março de 2025 - 01:14
  • ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?24 de fevereiro de 2025 - 10:53

APPCAST

  • #169 – Rodolfo Campitelli – Fusões, Aquisições e Empreender no mercado publicitário19 de maio de 2025 - 13:21
  • #168 – Henrique Collor – TV Aberta, Sociedade Brasileira e Rejuvenescimento da Audiência14 de maio de 2025 - 13:22
  • #167 – Alex Brunello – “Olha a Vaga” e Headhunter para Agências de Comunicação.17 de abril de 2025 - 18:38
  • #166 – Elisangela Peres, CEO do Marcas Pelo Mundo – Trajetória, Liderança e Empreender no Feminino.8 de abril de 2025 - 12:19
  • #165 – Luiz Lara, Presidente do Cenp e Chairman da Lew’Lara\TBWA – Publicidade, Mercado e Jornada8 de abril de 2025 - 11:24

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Iniciativas
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
  • Novidades
  • Área do associado
  • Associe-se
APP Meeting – O profissional de comercialização na propagandaJogos Publicitários Inicio do Futebol Society
Scroll to top