• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Iniciativas
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
    • Agenda
    • Fest’Up
      • Festup 2024
      • Fest’Up 2023
      • Festup 2022 – Warming
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

A CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN NA COMUNICAÇÃO FOI O FOCO DO 3o INOVADORES DE VISÃO

11 de novembro de 2014/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

“Design como contribuição à inovação na comunicação” foi o tema da 3a edição do Inovadores de Visão, encontro promovido pela Associação dos Profissionais de Propaganda e pela ESPM que ocorreu na última segunda-feira, dia 03, no auditório Renato Castelo Branco, uma das dependências da unidade da Vila Mariana. Com a proposta de discutir inicialmente a contribuição do design para a Comunicação, Gisela Schulzinger, Marise de Chirico e Lee Swain colocaram suas considerações, mediados por Gian Franco Rocchiccioli.
Como exemplo de inovação, a professora Marise de Chirico apresentou o case e a recente proposta da Revista Casa do Vaticano. Uma parceria feita com os alunos da graduação em Design e optativa de Criação, do curso de Publicidade e Propaganda da ESPM, resultou nas mudanças da 11a edição da revista. A ideia era que os estudantes criassem novas abordagens inspiradas pela obra O jardim das delícias terrenas, de H. Bosch. Dessa forma, o projeto tende a colocar o design como o autor da peça.
Para a 12a edição, a obra Seis propostas para o próximo milênio, do escritor italiano Italo Calvino, foi a escolhida para explorar a imaginação dos universitários. O texto aponta quais qualidades um autor deve trabalhar para transitar no novo milênio, abordagem que ajudou os estudantes de graduação em Design e Propaganda da ESPM de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. “Escolhemos uma imagem mais direta para atingir o aluno. Queríamos trabalhar com essa intertextualidade, sabíamos que o maior desafio era propor o designer como autor, porque estamos acostumados com o briefing, com o tipo de comunicação muito clara que não necessariamente passa pelo ponto de vista, opinião ou uma crítica do próprio autor”, pontuou Marise.
Em contrapartida, as mudanças mundiais, a facilidade de acesso e a velocidade da inovação foram destacados pela professora Gisela Shulzinger. Ela apontou a preocupação das marcas na construção de valores diante do público: “O Design passa a ser o condutor dos processos de inovação para construir esse valor”, afirmou.
Usando a Apple como exemplo, a profissional falou sobre a preocupação da marca em proporcionar ao consumidor algo que seja positivo, como o caso da escritora que voltou a ler e a escrever por causa do Ipad. “Como a Apple utiliza o design para construir valor para seus clientes? Não pela tecnologia em si, não pela beleza ou somente pelo projeto visual ou de usabilidade dos produtos, mas principalmente pra construir um sentido para as pessoas”.
Lee Swain ressaltou o Design multidisciplinar, onde se destaca o trabalho colaborativo e a junção de expertise de várias áreas para a produção. Abordando os grandes ícones do setor, Swain apresentou uma dinâmica a partir da pergunta “Qual a marca de refrigerante mais conhecida no mundo?”. A maioria dos presentes associaram os desenhos a uma única marca. Este gancho fez com que Swain mostrasse as mudanças das garrafas da Coca-Cola, detalhando a trajetória e a adaptação do produto devido à necessidade do consumidor: “Essa empresa não para de se reinventar e buscar novas fronteiras e novos desafios. Você consegue ver não só na forma, mas também nas fórmulas um investimento muito grande nas estratégias”, explicou.
 

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2014/11/design-2-scaled-1.jpg 1700 2560 Jessica /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2014-11-11 17:31:252014-11-11 17:31:25A CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN NA COMUNICAÇÃO FOI O FOCO DO 3o INOVADORES DE VISÃO
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26
  • ARTIGO: Marque presença. Pra valer!9 de março de 2025 - 01:14
  • ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?24 de fevereiro de 2025 - 10:53

APPCAST

  • #169 – Rodolfo Campitelli – Fusões, Aquisições e Empreender no mercado publicitário19 de maio de 2025 - 13:21
  • #168 – Henrique Collor – TV Aberta, Sociedade Brasileira e Rejuvenescimento da Audiência14 de maio de 2025 - 13:22
  • #167 – Alex Brunello – “Olha a Vaga” e Headhunter para Agências de Comunicação.17 de abril de 2025 - 18:38
  • #166 – Elisangela Peres, CEO do Marcas Pelo Mundo – Trajetória, Liderança e Empreender no Feminino.8 de abril de 2025 - 12:19
  • #165 – Luiz Lara, Presidente do Cenp e Chairman da Lew’Lara\TBWA – Publicidade, Mercado e Jornada8 de abril de 2025 - 11:24

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Iniciativas
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
  • Novidades
  • Área do associado
  • Associe-se
35a edição do Concurso Universitário de Campanhas PublicitáriasLuiz de Alencar Lara
Scroll to top