• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Diretorias
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Eventos
    • Agenda
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • CONCURSO TCC 2025
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Fest’up
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Quem é o mercado da propaganda?

15 de setembro de 2015/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

Percebo muitas pessoas dizendo das dificuldades do mercado da propaganda. O quanto as oportunidades são escassas. O quanto falta qualificação aos nossos profissionais. O quanto são baixos os salários e as remunerações. Enfim, quanto… quanto… quanto!
Mas, será mesmo que nosso mercado é tão ruim assim ou nós mesmos, profissionais de propaganda, não buscamos aumentar o nosso resultado coletivo, metas do mercado em que atuamos, valorização da área que escolhemos para dedicar a maior parte dos nossos dias e, mais ainda, das nossas vidas.
Participo de diversos grupos da propaganda, desde os bate-papos físicos até os virtuais, como grupos de WhatsApp, em que o objetivo é a troca de informações. São inúmeras as reclamações, como as que mencionei acima, aqui neste texto. Mas, ao mesmo tempo, vejo o quanto falta a nós, profissionais de propaganda: união, preocupar-se com o outro e retribuição.
Se o mercado está bom e aquecido, todos ganham. Se o mercado está ruim, muita gente perde. É um ciclo. Conhecemos diversos  agrupamentos como associações, clubes, grupos e sindicatos, dentre outros, que trabalham incansavelmente com pesquisas, eventos de relacionamento, eventos de qualificação e outras formas de promoção do mercado da propaganda e da comunicação.
Mas, quantos de nós temos investido ao menos três horas por mês a participar destas iniciativas? Mais do que ajudar o mercado, ao estar inserido em atividades como estas, aumentamos a nossa performance como profissionais, potencializamos nosso networking e ganhamos com recompensas não tangíveis e tangíveis.
Aproveito este espaço para conclamar a todos os profissionais de propaganda para que busquemos crescer ainda mais. Nosso país atravessa um momento de muita instabilidade econômica e política. Nossa criatividade e união são um dos fatores que podem nos ajudar a sairmos deste período de regressão.
A poucos dias, Nizan Ganaes escreveu num artigo que “a crise é brava, é dura, mas temos de ser mais duros e inteligentes do que ela”. E questiono. Quem, melhor que nós, para neste momento fazer do limão uma limonada que refrescará o calor e intensa criatividade que nos trará os próximos dias?
Edy Medrado
É Presidente da APP Goiás. Profissional de Propaganda, Jornalista, Gestor Executivo de Negócios e Practitioner em PNL com experiência em e-commerce, jornalismo, marketing e publicidade nas principais mídias.

Compartilhe esse post
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2015/09/edy.jpg 612 704 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2015-09-15 17:11:292015-09-15 17:11:29Quem é o mercado da propaganda?
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Quem me inspira, me faz melhor2 de outubro de 2025 - 16:20
  • ARTIGO: Brasil: do grão à ideia. Da terra à transformação.21 de julho de 2025 - 11:54
  • ARTIGO: Propaganda boa se faz todo dia10 de julho de 2025 - 11:00
  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31

APPCAST

  • #181 – Black Friday: Marcas, Comportamento, Mídia e Conteúdo – com Juliana Mie Fujihara10 de novembro de 2025 - 17:04
  • #180 – Conectados Fora de Casa: Tendências e Transformações da Mídia OOH – com Rodrigo Moreira Kallas4 de novembro de 2025 - 11:00
  • #179 – Contexto atual de mídia e cenário de mensuração – com Pedro Martins Silva4 de novembro de 2025 - 10:53
  • #178 – O Impacto do Instituto Baccarelli através da música no mercado publicitário – com Edilson Ventureli e João Almeida4 de novembro de 2025 - 10:43
  • #177 – O Mercado Global de Sports Betting e iGaming – com Fernando Hoppe e Rodrigo Malandrino4 de novembro de 2025 - 10:31

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Diretorias
  • Eventos
  • Novidades
  • Fest’up
  • Área do associado
  • Associe-se
Claudio KalimEditora Referência é a campeã do torneio de Futebol Society dos Jogos Publicitários...
Scroll to top