• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Iniciativas
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
    • Agenda
    • Fest’Up
      • Festup 2024
      • Fest’Up 2023
      • Festup 2022 – Warming
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Quem é o mercado da propaganda?

15 de setembro de 2015/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

Percebo muitas pessoas dizendo das dificuldades do mercado da propaganda. O quanto as oportunidades são escassas. O quanto falta qualificação aos nossos profissionais. O quanto são baixos os salários e as remunerações. Enfim, quanto… quanto… quanto!
Mas, será mesmo que nosso mercado é tão ruim assim ou nós mesmos, profissionais de propaganda, não buscamos aumentar o nosso resultado coletivo, metas do mercado em que atuamos, valorização da área que escolhemos para dedicar a maior parte dos nossos dias e, mais ainda, das nossas vidas.
Participo de diversos grupos da propaganda, desde os bate-papos físicos até os virtuais, como grupos de WhatsApp, em que o objetivo é a troca de informações. São inúmeras as reclamações, como as que mencionei acima, aqui neste texto. Mas, ao mesmo tempo, vejo o quanto falta a nós, profissionais de propaganda: união, preocupar-se com o outro e retribuição.
Se o mercado está bom e aquecido, todos ganham. Se o mercado está ruim, muita gente perde. É um ciclo. Conhecemos diversos  agrupamentos como associações, clubes, grupos e sindicatos, dentre outros, que trabalham incansavelmente com pesquisas, eventos de relacionamento, eventos de qualificação e outras formas de promoção do mercado da propaganda e da comunicação.
Mas, quantos de nós temos investido ao menos três horas por mês a participar destas iniciativas? Mais do que ajudar o mercado, ao estar inserido em atividades como estas, aumentamos a nossa performance como profissionais, potencializamos nosso networking e ganhamos com recompensas não tangíveis e tangíveis.
Aproveito este espaço para conclamar a todos os profissionais de propaganda para que busquemos crescer ainda mais. Nosso país atravessa um momento de muita instabilidade econômica e política. Nossa criatividade e união são um dos fatores que podem nos ajudar a sairmos deste período de regressão.
A poucos dias, Nizan Ganaes escreveu num artigo que “a crise é brava, é dura, mas temos de ser mais duros e inteligentes do que ela”. E questiono. Quem, melhor que nós, para neste momento fazer do limão uma limonada que refrescará o calor e intensa criatividade que nos trará os próximos dias?
Edy Medrado
É Presidente da APP Goiás. Profissional de Propaganda, Jornalista, Gestor Executivo de Negócios e Practitioner em PNL com experiência em e-commerce, jornalismo, marketing e publicidade nas principais mídias.

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2015/09/edy.jpg 612 704 Jessica /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2015-09-15 17:11:292015-09-15 17:11:29Quem é o mercado da propaganda?
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26
  • ARTIGO: Marque presença. Pra valer!9 de março de 2025 - 01:14
  • ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?24 de fevereiro de 2025 - 10:53

APPCAST

  • #168 – Henrique Collor – TV Aberta, Sociedade Brasileira e Rejuvenescimento da Audiência14 de maio de 2025 - 13:22
  • #167 – Alex Brunello – “Olha a Vaga” e Headhunter para Agências de Comunicação.17 de abril de 2025 - 18:38
  • #166 – Elisangela Peres, CEO do Marcas Pelo Mundo – Trajetória, Liderança e Empreender no Feminino.8 de abril de 2025 - 12:19
  • #165 – Luiz Lara, Presidente do Cenp e Chairman da Lew’Lara\TBWA – Publicidade, Mercado e Jornada8 de abril de 2025 - 11:24
  • #164 – Heloisa Santana, Presidente da AMPRO – Marketing Promocional, 120 dias e outros desafios3 de setembro de 2024 - 12:57

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Iniciativas
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
  • Novidades
  • Área do associado
  • Associe-se
Claudio KalimEditora Referência é a campeã do torneio de Futebol Society dos Jogos Publicitários...
Scroll to top