• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Iniciativas
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
    • Agenda
    • Fest’Up
      • Festup 2024
      • Fest’Up 2023
      • Festup 2022 – Warming
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?

24 de fevereiro de 2025/0 Comentários/em Artigos/por Eduardo Correia

Estava lendo o artigo “What Comes After DEI”, da Harvard Business Review, e parei para refletir. Nos últimos anos, a pauta de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) ganhou espaço dentro das empresas. Mas, sejamos sinceros: quantas dessas iniciativas realmente transformaram as estruturas? A autora Lily Zheng propõe uma evolução desse conceito, trazendo o framework FAIR, que amplia a abordagem de DEI e propõe mudanças mais profundas:

  • Fairness (Justiça): Assegurar que políticas e práticas sejam realmente equitativas, e não apenas no papel.
  • Access (Acesso): Criar oportunidades reais para que todas as pessoas possam crescer na organização.
  • Inclusion (Inclusão): Construir um ambiente onde ninguém se sinta um estranho dentro da própria equipe.
  • Representation (Representação): Garantir que a diversidade da sociedade esteja refletida em todos os níveis da empresa.

A grande questão que Zheng levanta é: será que estamos indo além do discurso? Ela argumenta que, para uma transformação verdadeira, as empresas precisam abandonar abordagens superficiais e adotar práticas que sejam:

  • Focadas em resultados: Se não houver impacto medido, não é inclusão, é marketing.
  • Baseadas em mudanças sistêmicas: Um programa de diversidade não sobrevive dentro de uma cultura corporativa excludente.
  • Impulsionadas por coalizões: Diversidade não pode ser responsabilidade de uma área isolada, precisa estar no DNA da empresa.
  • Geradoras de benefícios mútuos: Quando bem-feita, a inclusão fortalece equipes, impulsiona inovação e gera resultados para todos.
  • A reflexão que fica pra mim (e que deixo pra vocês também) é: como podemos aplicar esse olhar dentro das nossas próprias empresas, considerando a cadeia de fornecedores?

Se quiser entender mais sobre essa abordagem e como ela pode realmente transformar o ambiente corporativo, recomendo a leitura completa do artigo: What Comes After DEI.

______________

Carolina Zaine é jornalista, pesquisadora, CEO da Vert.se e vice presidente de Comunicação, Tecnologia e Inovação na APP Brasil.

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2025/02/1739886890153.jpg 502 800 Eduardo Correia /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Eduardo Correia2025-02-24 10:53:482025-02-24 10:53:48ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26
  • ARTIGO: Marque presença. Pra valer!9 de março de 2025 - 01:14
  • ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?24 de fevereiro de 2025 - 10:53

APPCAST

  • #169 – Rodolfo Campitelli – Fusões, Aquisições e Empreender no mercado publicitário19 de maio de 2025 - 13:21
  • #168 – Henrique Collor – TV Aberta, Sociedade Brasileira e Rejuvenescimento da Audiência14 de maio de 2025 - 13:22
  • #167 – Alex Brunello – “Olha a Vaga” e Headhunter para Agências de Comunicação.17 de abril de 2025 - 18:38
  • #166 – Elisangela Peres, CEO do Marcas Pelo Mundo – Trajetória, Liderança e Empreender no Feminino.8 de abril de 2025 - 12:19
  • #165 – Luiz Lara, Presidente do Cenp e Chairman da Lew’Lara\TBWA – Publicidade, Mercado e Jornada8 de abril de 2025 - 11:24

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Iniciativas
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
  • Novidades
  • Área do associado
  • Associe-se
ARTIGO: Às Favas, o Dólar!Artigo: Não faça do seu celular a sua melhor companhia
Scroll to top