• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Iniciativas
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
    • Agenda
    • Fest’Up
      • Festup 2024
      • Fest’Up 2023
      • Festup 2022 – Warming
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Sua agência imaginária

30 de agosto de 2022/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

Fonte: Propmark https://propmark.com.br/opiniao/sua-agencia-imaginaria/

Qual o nome de sua agência? Não aquela que você está de fato, mas aquela que você abriria se tivesse uma oportunidade? Como se chamaria a agência que você tem na cabeça, ou melhor, no coração. Aquela que realmente acredita. Que funcionaria como um relógio suíço. Além do nome, quais os valores que essa sua agência teria? Qual seria o nome da sua agência? Já pensou nisso? As palavras têm poder e os nomes, então, podem ser completamente mágicos. A produtora de filmes do Brad Pritt se chama Plan B. A piada é que o “plano B” já ganhou três Oscar de melhor filme, sem o ator. O plano B de quem gosta do que faz é o plano A.

Dar o nome para a agência que você tem com você mesmo, é como escolher o nome de uma banda. Tem o acaso, tem o feeling, e pode ter também o humor. Lembro quando ouvi Paralamas do Sucesso pela primeira vez. Em vinil. Olhei a capa, achei o nome nada a ver. Quando meu amigo Hermes colocou no toca-discos, a coisa mudou de figura e o nome tomou outro sentido. De um nome inexplicável, paralamas, talvez uma piada interna, passou a ser algo cultuado e repleto de identificações emocionais que só a banda do Herbert, Bi e Barone e eu entendíamos. É a magia da comunicação. E é legal pensar que um dia, algo seu pode tocar a todos igualmente a sua banda favorita significou pra você.

Alguns dos melhores nomes de agências que tenho ouvido falar nos últimos tempos: We Believers, do Brooklyn. Mais que um nome, uma profissão de fé na originalidade. Este ano foi a agência Independente do Ano de Cannes e também a segunda melhor colocada como Agência do Ano no geral. É preciso acreditar e inspirar a crença nas ótimas ideias para que elas se tornem realidade. The Uncommon Creative Studio, uma das melhores agências do mundo a partir de Londres. Fomos premiados junto com eles pela Advertising Age em 2020 como Small Agency of the Year. A maior parte do trabalho deles, em minha opinião, é brilhante e fruto da observação das pessoas. Não old school, mas only school. Com o tempo acabam sendo percebidos como incomuns mesmo. Eles buscam a diferenciação em ideias simples e poderosas.

Existem várias outras mandando ver: Mojo Supermarket e a mãe das agências independentes, a Mother. Mother sempre inspirou respeito e carinho pelos trabalhos que faz desde sempre, desde 1996.  É sempre bom pensar em como chamaria a sua agência se fosse abrir uma amanhã. Como seria a sua sede, o logo, os valores e as crenças. Você tatuaria no braço o logo? Faria uma camiseta para usar todos os dias?

Quem gosta de publicidade e marketing, toda manhã, antes de vestir a camisa do lugar onde trabalha, coloca uma camiseta imaginária dessa agência imaginária. O ótimo publicitário já é em si uma agência. Ele cria para o cliente, entrega o job para a agência, mas trabalha mesmo para si. Primeiro para provar que pode criar algo melhor do que qualquer um já tenha feito. E no dia seguinte para provar que pode fazer isso de novo e quando quiser. E, claro, precisa fazer isso com elegância e alegria senão desaparece logo. Quando você contrata um talento é uma fusão que acontece. O nome pode ser qualquer um, desde que com o tempo se dê um significado a ele.

O nome da agência pode ser maluco, desde que não seja completamente doido. Pode ser um nome próprio, um sentimento, uma alcunha. É esse fogo que mantém a indústria da comunicação em funcionamento. Essa caldeira alimentada por empolgação, atitude e talento (nem sempre nessa ordem) que vai permitir que a publicidade brasileira continue sendo uma das mais interessantes e pulsantes do mundo.

E se você acha que não há espaço para agências, ou que essa coisa de abrir agencias independentes é algo que não faz sentido, fique sabendo que a verba publicitária é hoje o motor das empresas Golias de Tecnologia e, apesar de ser desafiador, ainda é um ótimo negócio. Não fosse isso, clientes, produtoras, consultorias e até agências não estariam lançando suas agências sem parar. Só precisamos colocar um pouco de alma nas coisas. E, segundo um amigo que entende disso, almas e palavras andam juntas. Por isso, se você fosse dar um nome a essa agência imaginária, só sua, em seu íntimo, que faz com que você levante todos os dias para ir trabalhar, qual seria?

Flavio Waiteman é CCO-founder da Tech and Soul
flavio.waiteman@techandsoul.com.br

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/08/flavio.jpg 300 575 Jessica /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2022-08-30 15:04:132022-08-30 15:04:13Sua agência imaginária
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26
  • ARTIGO: Marque presença. Pra valer!9 de março de 2025 - 01:14
  • ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?24 de fevereiro de 2025 - 10:53

APPCAST

  • #168 – Henrique Collor – TV Aberta, Sociedade Brasileira e Rejuvenescimento da Audiência14 de maio de 2025 - 13:22
  • #167 – Alex Brunello – “Olha a Vaga” e Headhunter para Agências de Comunicação.17 de abril de 2025 - 18:38
  • #166 – Elisangela Peres, CEO do Marcas Pelo Mundo – Trajetória, Liderança e Empreender no Feminino.8 de abril de 2025 - 12:19
  • #165 – Luiz Lara, Presidente do Cenp e Chairman da Lew’Lara\TBWA – Publicidade, Mercado e Jornada8 de abril de 2025 - 11:24
  • #164 – Heloisa Santana, Presidente da AMPRO – Marketing Promocional, 120 dias e outros desafios3 de setembro de 2024 - 12:57

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Iniciativas
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
  • Novidades
  • Área do associado
  • Associe-se
#102 – Produção Audiovisual Fora do EixoAPP Brasil - Associação dos Profissionais de Propaganda4 brasileiros estão entre os 60 melhores artistas e designers 3D do mundo.
Scroll to top