• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Iniciativas
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
    • Agenda
    • Fest’Up
      • Festup 2024
      • Fest’Up 2023
      • Festup 2022 – Warming
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Propaganda: o negócio tem alma? – Daniel Domeneghetti

1 de janeiro de 2013/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

Bem, muito se fala que propaganda é a alma do negócio e que se você, empresário, não anunciar, vai se estrumbicar (não é este o pitoresco refrão?)

Preferimos acreditar que este conceito é mais uma crença enraizada que má fé.
Folclore à parte, propaganda é extremamente importante… só que do negócio, é apenas a boca. Ou seja, se o seu produto, serviço ou projeto não tiver alma, o peixe morre pela boca.
O consumidor está cada vez mais educado, ciente e sabedor do que quer. Ótimo para ele, péssimo para aquele empresário ainda provinciano, que insiste em tapar os olhos e os ouvidos para os movimentos irreversíveis de globalização, acirramento da competição, aumento do número de opções, segmentações de mercado e para o famigerado CDC (Código de Defesa do Consumidor). Estamos falando daquele empresário que ainda pensa que é ele quem engana o consumidor e acha que este, passível a tudo, sempre voltará com o rabo no meio das pernas fingindo ter esquecido sua última experiência negativa. Bem, isto está mudando e está cada vez mais explícito.
Mais e mais empresários e executivos estão procurando serviços de consultoria e assessoria para remediar o estrago causado pelo não acompanhamento das tendências. É nesta hora que o consumidor dá risada. Afinal, outro aparece amanhã oferecendo os mesmos produtos ou serviços, com mais qualidade e a preços mais justos.
Poucos empresários sobreviveriam fora do país com a mentalidade atual.
Publicitários glamurosos que nos perdoem, mas o allure de outras épocas, onde tudo era justificado pela construção de uma boa imagem, tende a acabar. Reflexos desta nova era. A Era do Consumidor.
Empresário: Pense bem! não é mais apenas a agência ou seu departamento de marketing o responsável pela construção de sua imagem, de sua marca. É você, homem de visão e de iniciativa que assumiu o risco do negócio para, produzindo com qualidade e respeito, atender seu nicho de mercado. Construir uma marca é tarefa das mais árduas, pois não admite o erro (pelo menos aquele que não possa ser satisfatoriamente corrigido). Construir uma marca é, portanto, obrigação do marketing, da administração, do pessoal do atendimento, de toda empresa. É consequência dos resultados positivos sob a percepção do cliente.
Propaganda de massa, em quase todos os mercados, tende a se tornar ineficiente para as finalidades de relacionamento e quiçá de comércio. Aliás, não há mais massa e sim pessoas. Para atingir o seu target, você precisa de estratégias de marketing de relacionamento e de operações de serviços bem estruturadas. Para nós, esta é a melhor forma de sua empresa usar a boca, ou seja, apoiando-se naquilo que realmente é sua razão de ser: a sua alma.
Quantos empresários e executivos negligenciaram as necessidades e expectativas de seus clientes, preocupando-se apenas com sua falsa imagem (é a velha história do castelo de areia na praia – você constrói, vende e revende sem ter background; a água vem e derruba tudo). Podíamos fazer aqui um go back in time e citar inúmeras empresas que explodiram, para depois implodir. O sucesso é, para quem não sabe, uma grandeza de longo prazo (pergunte a qualquer ator Global).
Para quem não tem o que oferecer (ou pior, apenas acha que tem), alarde e auê não geram nada além de desilusões e insatisfações de expectativas dos clientes. Você já parou para averiguar quantos clientes de uma viagem só já teve? Pensou nas chances perdidas de fidelizá-los e assim prosperar seu negócio no tal share of wallet, com up-sells, cross-sells e tudo mais. Responda: O quanto você conhece cada cliente?
Afinal, já está na hora de iniciativa privada virar atividade profissional e não plano de aventureiros. Os verdadeiros profissionais sabem do que estamos falando. E graças a Deus que eles existem!
Daniel Domeneghetti-
Sócio do Grupo ECC e CEO da DOM Strategy Partners

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
/wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png 0 0 Jessica /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2013-01-01 17:39:242013-01-01 17:39:24Propaganda: o negócio tem alma? – Daniel Domeneghetti
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26
  • ARTIGO: Marque presença. Pra valer!9 de março de 2025 - 01:14
  • ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?24 de fevereiro de 2025 - 10:53

APPCAST

  • #168 – Henrique Collor – TV Aberta, Sociedade Brasileira e Rejuvenescimento da Audiência14 de maio de 2025 - 13:22
  • #167 – Alex Brunello – “Olha a Vaga” e Headhunter para Agências de Comunicação.17 de abril de 2025 - 18:38
  • #166 – Elisangela Peres, CEO do Marcas Pelo Mundo – Trajetória, Liderança e Empreender no Feminino.8 de abril de 2025 - 12:19
  • #165 – Luiz Lara, Presidente do Cenp e Chairman da Lew’Lara\TBWA – Publicidade, Mercado e Jornada8 de abril de 2025 - 11:24
  • #164 – Heloisa Santana, Presidente da AMPRO – Marketing Promocional, 120 dias e outros desafios3 de setembro de 2024 - 12:57

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Iniciativas
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
  • Novidades
  • Área do associado
  • Associe-se
APP revela vencedores do 33° Concurso universitário de CampanhasO que é o Grupo de Atendimento?
Scroll to top