• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Iniciativas
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
    • Agenda
    • Fest’Up
      • Festup 2024
      • Fest’Up 2023
      • Festup 2022 – Warming
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Atendendo e Empreendendo

15 de setembro de 2012/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

Já se falou e escreveu muito sobre nossa profissão de atendimento.Já mataram o atendimento inúmeras vezes e ressuscitaram também.
Não vou discutir isso aqui. Mas, pretendo sim trazer um novo ângulo. E esse ângulo é do atendimento empreendedor.
Se existe algo em que não paira dúvidas é que no alto da escala hierárquica de uma agência mora o envolvimento muito maior com o business do seu cliente, não importa o departamento que você trabalha. Entender do negócio do seu cliente e do seu próprio negócio (comunicação) é crucial. E não entender é mortal. Esse é o momento que é imprescindível deixar de ser tático e passar a ser estratégico. É isso que esperam de você.
Note que até os criativos nesta posição necessitam ter o business correndo junto nas veias com a criatividade. Ainda mais nos dias de hoje de competição insana.
O mesmo se vê na mídia, planejamento e no mundo digital. Sentar na frente do dono, do presidente de uma empresa e do diretor de marketing exige um nível forte de conhecimento e envolvimento com seu mundo e sua atividade.
E ai que vem o aspecto curioso e interessante do atendimento.:
Desde o início de sua carreira um atendimento pode enxergar seu grupo de contas como uma mini agência. Seu cliente ou seus clientes trazem a receita com suas verbas de comunicação. E, para completar, é totalmente possível o atendimento empreendedor calcular todas as despesas de seu grupo: salários, despesas com combustível, overhead (luz, computador, aluguel e etc).
Dentro deste cálculo é fundamental acrescentar as despesas de “terceirização”. O atendimento não vive sem os outros departamentos, precisa ouvir e integrar. Do ponto de vista empresarial é como se contratasse cada departamento para desenvolver junto com ele, o trabalho ao seu cliente. As horas utilizadas pelos outros departamentos somadas aos custos de escritório e etc somam-se ao total de despesas.
Pronto, agora o atendimento pode sozinho calcular o lucro que seu grupo traz para toda a agência. Mais do que isso, pode pensar e executar maneiras diferentes de trazer mais lucro, mais receita. Ou seja, empreender tá na sua mão.
Isso já ajuda inclusive o atendimento empreendedor a pensar em sua retirada de um salário variável, um bônus. Se ele contribui para o todo, então o todo pode contribuir para seu bolso também. E olha que ele não precisa negociar com nenhum departamento de procurement ou compras….
E o cliente ganha algo com isso?
Muito. Porque seu atendimento será naturalmente envolvido e proativo. Será estratégico e crítico.
Quer melhorar ainda mais ?
Acrescente parte da remuneração vinda deste cliente como um bônus atrelado aos resultados anuais. Cliente ganha. Agência e atendimento empreendedor ganham mais.
Então. Agora vamos voltar àquela questão hierárquica do começo deste texto. O atendimento possui uma vantagem competitiva clara nessa corrida ao topo da montanha. Basta querer, se dedicar, usar seus dois ouvidos e a unica boca para ouvir mais do que falar, estudar muito e ter vontade de aproveitar essa senhora oportunidade que você tem de “brincar de dono” de agência desde o começo de seus passos na carreira.
Agora repare que o ano é 2011, as oportunidades neste pais vão bombar! Os anunciantes precisam e precisarão de empreendedores.
Ser atendimento, portanto, pode ser bem mais bacana e desafiador do que você imagina. E pode trazer grandes alegrias e vôos mais altos.
Olhe para os lados e para cima, meu amigo. Quantos atendimentos você ve comandando agências, As maiores agências do país. Agências de design, internet, BTL. Todo mundo ali começou um dia com seu grupo de contas. E um empreendedor.
Por: Marcio Oliveira
VP Operações – Lew’Lara\TBWA
Twitter: @oliveiramarcio

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2013/01/b-pid_kviaa_3mc.png 768 1024 Jessica /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2012-09-15 16:09:002012-09-15 16:09:00Atendendo e Empreendendo
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26
  • ARTIGO: Marque presença. Pra valer!9 de março de 2025 - 01:14
  • ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?24 de fevereiro de 2025 - 10:53

APPCAST

  • #169 – Rodolfo Campitelli – Fusões, Aquisições e Empreender no mercado publicitário19 de maio de 2025 - 13:21
  • #168 – Henrique Collor – TV Aberta, Sociedade Brasileira e Rejuvenescimento da Audiência14 de maio de 2025 - 13:22
  • #167 – Alex Brunello – “Olha a Vaga” e Headhunter para Agências de Comunicação.17 de abril de 2025 - 18:38
  • #166 – Elisangela Peres, CEO do Marcas Pelo Mundo – Trajetória, Liderança e Empreender no Feminino.8 de abril de 2025 - 12:19
  • #165 – Luiz Lara, Presidente do Cenp e Chairman da Lew’Lara\TBWA – Publicidade, Mercado e Jornada8 de abril de 2025 - 11:24

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Iniciativas
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
  • Novidades
  • Área do associado
  • Associe-se
APP repudia artigo que relaciona crimes do Mensalão com "publicitári...Atual estágio do mundo digital e os novos desafios do negócios.
Scroll to top