• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Iniciativas
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
    • Agenda
    • Fest’Up
      • Festup 2024
      • Fest’Up 2023
      • Festup 2022 – Warming
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • Concurso TCC 2024
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Pensar ainda é de graça

24 de junho de 2021/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

Lucas Caires – APP Vitória da Conquista, Diretor de Criação e Sócio da Gente Propaganda.

 

Não sei se é verdade, mas um dia ouvi uma história de que durante a corrida espacial entre russos e americanos, os astronautas dos dois países se depararam com um problema em comum. A falta de gravidade fazia com que as canetas convencionais não funcionassem no espaço. Sem poder fazer registros das suas viagens, os americanos se dedicaram em pesquisas que custaram milhões para desenvolver uma caneta esferográfica capaz de escrever mesmo com gravidade zero. Problema resolvido.

Os russos, simplesmente levaram lápis.

Pode ser só uma piada para zombar os astronautas estadunidenses, mas essa história sintetiza bem uma das minhas maiores convicções: simplicidade é a mãe da criatividade.

E por mais que apresentações cheias de números, métricas e indicadores tentem dizer o contrário, é a criatividade que dá resultado nesse negócio chamado publicidade.

Desde que comecei em propaganda, e isso já faz algum tempo, eu sempre trabalhei no mercado do interior. Conheço na prática as dificuldades dos prazos curtos e dos orçamentos mais curtos ainda. Mas procurei não me deixar levar pela tentação fácil de colocar a falta de grana como desculpa para fazer propaganda ruim.

Isso não é discurso para acomodar e aceitar as baixas remunerações. Não estou pregando a desvalorização de profissionais talentosos e essenciais para a boa propaganda. Pelo contrário, estou apelando para que colegas que atuam nesse mercado não se deixem abater pelas dificuldades que a gente já conhece há décadas.

A propaganda baiana feita no interior tem que assumir de uma vez por todas o seu lugar de protagonismo. Brigar para aparecer criativamente. Brigar pela qualidade de produção. Brigar para colocar coisa boa na rua, no ar e principalmente, nas redes, onde as barreiras impostas pelas verbas são menores.

Só não dá para brigar contra a realidade.

Às vezes vai faltar dinheiro. O que não pode faltar em um mercado é ideia.

E pensar, graças a Deus, ainda é de graça.

 

 

Lucas Caires é um dos criativos mais premiados em atividade na Bahia, tendo conquistado Medalhas no Colunistas, no Lusófonos Internacional, Festival de Gramado, Profissionais do Ano, entre outros.

 

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://www.appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2021/06/appconquista-scaled-1.jpg 1542 2560 Jessica /wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2021-06-24 09:45:562021-06-24 09:45:56Pensar ainda é de graça
0 respostas
  1. Diarone
    Diarone says:
    27 de janeiro de 2023 às 10:55

    Só hoje tive a oportunidade de ler esse artigo. Parabéns Lucas, muito bom.l

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31
  • Artigo: Por que o empoderamento financeiro feminino importa?14 de março de 2025 - 13:26
  • ARTIGO: Marque presença. Pra valer!9 de março de 2025 - 01:14
  • ARTIGO: O que vem após à Diversidade e Inclusão?24 de fevereiro de 2025 - 10:53

APPCAST

  • #169 – Rodolfo Campitelli – Fusões, Aquisições e Empreender no mercado publicitário19 de maio de 2025 - 13:21
  • #168 – Henrique Collor – TV Aberta, Sociedade Brasileira e Rejuvenescimento da Audiência14 de maio de 2025 - 13:22
  • #167 – Alex Brunello – “Olha a Vaga” e Headhunter para Agências de Comunicação.17 de abril de 2025 - 18:38
  • #166 – Elisangela Peres, CEO do Marcas Pelo Mundo – Trajetória, Liderança e Empreender no Feminino.8 de abril de 2025 - 12:19
  • #165 – Luiz Lara, Presidente do Cenp e Chairman da Lew’Lara\TBWA – Publicidade, Mercado e Jornada8 de abril de 2025 - 11:24

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Iniciativas
  • Diversidade e inclusão
  • Eventos
  • Novidades
  • Área do associado
  • Associe-se
APP Brasil anuncia APP Araçatuba (SP)APP Brasil - Associação dos Profissionais de Propaganda#52 – Carreiras, com Tiago Lara
Scroll to top